GUERRA NA UCRÂNIA

Zelensky pode ser indicado para o Prêmio Nobel da Paz

Comitê do prêmio recebeu solicitação de 36 políticos europeus para prorrogar o prazo de inscrição para incluir o presidente e o povo da Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en GLOBAL el

O Comitê do Prêmio Nobel recebeu um apelo de um grupo de políticos europeus para reabrir o procedimento de indicação e adiar o prazo de 31 de janeiro para 31 de março, para que o presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky e o povo da Ucrânia possam ser considerados para o Prêmio Nobel da Paz.

"Embora estejamos cientes de que isso é uma ruptura com o procedimento, acreditamos que é justificado pela atual situação sem precedentes", diz uma carta assinada por 36 políticos antigos e atuais da Holanda, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Estônia, Bulgária, Romênia e Eslováquia.

"É nosso dever democrático enfrentar o autoritarismo e apoiar um povo que luta pela democracia e seu direito ao autogoverno”, diz a carta.

A indicação

O documento afirma também que "bravos homens e mulheres ucranianos estão lutando para preservar a democracia e o autogoverno" e que as pessoas em todo o país invadido pela Rússia em 24 de fevereiro "estão se levantando para resistir às forças do autoritarismo”.

"Nossas palavras de simpatia e apoio dificilmente podem fazer justiça aos sacrifícios que eles fazem pelos princípios dos direitos humanos e da paz", diz a carta datada de 11 de março, que termina com as palavras: "o verniz da civilização é fino como papel, seremos seus guardiões e nunca poderemos descansar."

A indicação ao Prêmio Nobel da Paz pode ser feita por qualquer pessoa que atenda aos critérios de indicação.

Segundo o site do Prêmio Nobel, há 343 candidatos ao prêmio este ano, dos quais 251 são pessoas físicas e 92 são organizações.

Com informações da Newsweek