GUERRA

Exército russo cerca capital da Ucrânia; Alemanha e França exigem cessar-fogo

O Serviço de Inteligência britânica afirma que as forças da Rússia estão a menos de 25 quilômetros de Kiev

Créditos: TASS
Escrito en GLOBAL el

De acordo com relatório do Serviço de Inteligência britânico, as tropas russas estão a cerca de 25 quilômetros de Kiev, capital da Ucrânia. Na madrugada deste sábado (12) os subúrbios da capital foram bombardeados e sirenes de emergência soaram em várias regiões próximas à cidade. O assessor da presidência ucraniana, Mikhailo Podolyak, declarou que Kiev "está sitiada". 

Segundo informações da CNN estadunidense, as cidades de Kharkiv, Chernihiv, Sumy e Mariupol estão cercadas pelo exército russo. 

Uma base aérea Vasylik, que fica a 30 quilômetros de Kiev, foi destruída por mísseis. Imagens de satélites revelaram que os comboios russos foram reposicionados em florestas e áreas arborizadas em Lubyanla.

França e Alemanha exigem cessar-fogo  

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e o presidente da França, Emmanuel Macron, telefonaram para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e exigiram do líder russo "cessar-fogo imediato". 

Antes do contato com Putin, Macron ameaçou punir a Rússia com mais sanções, entre elas, a proibição das importações de hidrocarbonetos russos, dos quais o mercado energético europeu depende.