O professor de Relações Internacionais Reginaldo Nasser descartou no programa Fórum Onze e Meia desta segunda-feira (28), a possibilidade do uso de armas nucleares por parte da Rússia no conflito com a Ucrânia.
De acordo com ele, “os analistas internacionais e jornalistas são os principais responsáveis por isso, conscientes ou não, de falar bobagem e induzir coisas. Se a Rússia tem tanta vantagem de armas convencionais, se pode arrasar convencionalmente, por que vai usar armas nucleares? Não tem sentido”.
Te podría interesar
“Além disso”, prossegue o professor, “vamos olhar no mapa, por que vai jogar de Belarus? O míssil tem alcance, pode jogar de Moscou e cair em Kiev”.
Toda a região atingida
Nasser lembra ainda que se um míssil for jogado de Belarus, a região inteira vai ser atingida, inclusive os russos. “Isso não tem sentido nenhum. O Putin faz jogo de dissuasão, ele joga com ambiguidade, com incerteza e muda o assunto. Você vê que todo mundo tá falando disso agora”.
Te podría interesar
Último recurso
O professor adverte ainda que “arma nuclear é o último recurso e mesmo assim, só se for suicida. A única vez em que a arma nuclear foi usada foi contra o Japão. E jogaram porque o Japão não tinha. Hoje em dia, se um país joga no outro, EUA, Rússia, Inglaterra, França, Paquistão, Índia e Israel têm arma nuclear”.
“Teve momentos na história muito piores, como a Coreia e o Vietnam que nem se cogitou”, esqueçam isso que é bobagem”, encerra.