INVASÃO DA RÚSSIA

Lula repudia guerra na Ucrânia: "lamentável"; veja vídeo

Para Lula, faltou força para a ONU, que deveria ter "agido diuturnamente para evitar que acontecesse essa guerra".

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Líder nas pesquisas de intenção de votos, o ex-presidente Lula (PT) classificou como "lamentável" a guerra declarada pelo presidente russo Vladimir Putin à Ucrânia e criticou a pouca representatividade da Organização das Nações Unidas, que não teria conseguido uma solução pacífica para o aumento da tensão na região.

"É lamentável que na segunda década do século XXI a gente tenha países tentando resolver suas divergências seja territoriais, políticas ou comerciais através de bombas, através de tiros, ataques, quando deveria ter sido resolvido em uma mesa de negociação", disse em entrevista a rádios do Distrito Federal na manhã desta quinta-feira (24).

Para Lula, "ninguém pode concordar com guerras e as potências fazem isso sem pedir licença".

"Foi assim que os EUA invadiu Iraque, Afeganistão sem pedir licença para ninguém e invadiu. Foi assim que a França e a Inglaterra invadiram a Líbia e é assim que Rússia está fazendo com a Ucrânia. É importante que essas pessoas entendam que a guerra não leva à nada, além da destruição, do desespero, da fome", disse Lula.

Segundo ele, faltou uma ação mais enfática da ONU para tentar construir uma solução negociada entre os países envolvidos.

"Coisa desnecessária que poderia ser resolvido se a ONU tivesse mais representatividade, mais força para evitar. Não adianta o secretário-geral da ONU ir para a TV lamentar. O que era importante é que a ONU tivesse agido diuturnamente para evitar que acontecesse essa guerra".