GUERRA NA UCRÂNIA

"A Otan é o braço armado do império americano", diz Nasser

Reginaldo Nasser afirmou que "não é exagero" atribuir à Otan o militarismo para defender os interesses dos EUA sob o manto de atuação multilateral.

Reginaldo Nasser.Créditos: Divulgação
Escrito en GLOBAL el

Em entrevista ao Fórum Onze e Meia nesta segunda-feira (28), o professor de Relações Internacionais, Reginaldo Nasser, da PUC-SP, afirmou que a Organização do Tratado Atlântico Norte, a Otan, atua como um "braço armado do império americano".

Ao comentar a Guerra na Ucrânia, iniciada após a Otan cortejar o país do leste europeu para expandir a atuação militar até a fronteira com a Rússia, Nasser lembrou de outras guerras promovidas pela organização para defender interesses dos EUA.

"A Otan fez o quê? Mandou tropas para o Afeganistão e ficou lá 20 anos os EUA. Mandou tropas para o Iraque - forças de ocupação - e atacou a Líbia. A Líbia estava ameaçando algum membro? O Talibã ameaçou algum membro? O Iraque?", indagou.

Em seguida, o professor afirmou que "não é exagero" atribuir à Otan o militarismo para defender os interesses dos EUA sob o manto de atuação multilateral.

"Não há receio algum de dizer, náo é exagero - e tenho dito isso -, a Otan é o braço armado do império american. Você vai dizer porquê? Eles (EUA) querem dar o manto de que é uma ação multilateral. 'Ah, não é os EUA'. É a chamada 'aspas' ação multilateral", disse.

Nasser afirmou ainda que tem usado no meio acadêmico uma forma simples de expor essa relação aos estudiosos de relações internacionais.

"Eu tenho dito de forma simples para o pessoal entender: para quem recebe a cacetada, unilateral ou multi é tudo a mesma coisa. Então, esse é o braço armado do império americano. Isso é a Otan".