"Lula já é presidente nas relações internacionais" de acordo com o professor e pesquisador em Relações Internacionais Reginaldo Nasser. No programa Fórum Onze e Meia, exibido nesta quarta-feira (09) o professor parafraseou a brincadeira "Lula já é presidente na Austrália", muito utilizada na apuração das eleições presidenciais, ao comentar os desafios da política ambiental no Brasil.
Nasser destacou o ineditismo do convite formal recebido por Lula para participar da 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-27) antes mesmo de tomar posse.
Te podría interesar
"É um tapete vermelho para o Lula começar a andar no espaço internacional. Embora o Lula tenha feito grande sucesso na política externa durante os oito anos, ele está chegando em um contexto, para ele, muito favorável", apesar dos problemas existentes na política ambiental brasileira.
Sua avaliação é que a esperança em relação ao Lula é grande, em função do período de destruição ambiental e inúmeros problemas vivenciados nos últimos anos.
Te podría interesar
"Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil e particularmente para o Lula porque, gostando ou não, a questão climática, correlacionada à questão ambiental, é A questão. Não tem outra hoje que não seja esta", avalia Reginaldo Nasser.
Ele complementa elogiando uma fala em que Lula argumenta que a questão climática e ambiental não diz respeito apenas aos governos, mas ao conjunto da sociedade, sobretudo aos povos originários, valorizando a proposta de criação do Ministério dos Povos originários e a possível presença de representantes desses povos em órgãos que tratem do tema climático e ambiental. Chamou a atenção, ainda, à importância de relacionar questões ambientais à desigualdade e pautou a responsabilização das corporações, além das nações.
Confira a íntegra do programa neste link: