FÓRUM NA COPA

Governo do Catar procura embaixada brasileira após incidente

Autoridades cataris estavam preocupadas com possibilidade de turista brasileiro ter feito denúncias contra o país

Sheikh Tamim Bin Hamad Al Thani.Governo do Catar procura embaixada brasileira após incidenteCréditos: Ahmad Thamer Al Kuwari/ Wikimedia Commons
Escrito en ESPORTE el

A embaixada brasileira em Doha foi procurada pelo Comitê Supremo do governo do Catar nesta terça-feira (6) por conta da detenção ocorrida ontem (5) do humorista Fábio Rabin, por embriaguez pública. As autoridades cataris queriam saber se o brasileiro formalizou uma queixa junto ao órgão diplomático.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

Rabin foi detido pouco antes do jogo da seleção brasileira contra a Coreia do Sul pelas oitavas de final de Copa do Mundo. Ele estava a caminho do Estádio 974 quando foi abordado por policiais e levado para uma tenda junto de outros torcedores alcoolizados. Após ser liberado o humorista fez uma série de acusações a respeito da conduta da polícia catari durante sua detenção.

“Eu estou feliz porque não estou morto, juro por Deus. Fiquei trancado em uma sala com esses caras e liguei uma live lá dentro, acredito que fui salvo por ter transmitido uma live enquanto estava detido, senão estaria morto”, declarou o brasileiro, que tem cerca de 800 mil seguidores nas redes sociais.

De acordo com apuração do Uol, a embaixada brasileira teria informado os cataris que nenhuma queixa havia sido registrada, o que fez com que o Comitê Supremo decidisse não mais se pronunciar sobre o caso.

Com exceção de bares, restaurantes e alguns outros locais específicos, como as fan fests oficiais, o consumo de bebidas alcoólicas é ilegal no país da Copa e, mesmo com a insistência da FIFA o Catar não abriu mão de aplicar a referida lei. Segundo o artigo 270 do Código Penal do Catar, a pena para embriaguez pública pode chegar a até seis anos de prisão, além de multa equivalente a R$ 4,5 mil.

*Com informações do Uol.