FÓRUM NA COPA

Entenda por que sobrenomes de jogadores da Sérvia terminam em ‘IC’

Mitrovic, Tadic, Vlahovic, Zivkovic, Kucic e Milinkovic-Savic são alguns dos jogadores da seleção da Sérvia, comandados pelo técnico Dragan Stojkovic, que entraram em campo contra o Brasil

Seleção da Sérvia.Seleção da Sérvio perdeu para o Brasil por 2 a 0 na estreia da Copa do Mundo do Catar 2022Créditos: Reprodução
Escrito en ESPORTE el

Mitrovic, Tadic, Vlahovic, Zivkovic, Kucic e Milinkovic-Savic são alguns dos jogadores da seleção da Sérvia, comandados pelo técnico Dragan Stojkovic, que entraram em campo nesta quinta-feira (24) contra o Brasil, pela estreia da Copa do Mundo do Catar 2022. E todos apresentam uma característica em comum: os sobrenomes terminados em ‘IC’.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

Além deles, o ex-jogador e atual técnico Dejan Stankovic, que atuou por Iugoslávia e Sérvia, assim como o astro croata Modric e o ídolo de Flamengo e Vitória, Petkovic, também apresentam a mesma semelhança. Mas por que?

Bom, em primeiro lugar, é importante destacar que essa não é uma especifidade da Sérvia. Além do já citado Modric, outros 15 jogadores croatas também carregam o ‘IC’ ao final do sobrenome. A característica está presente em todos os ex-países da antiga Iugoslávia: Croácia e Sérvia, que estão na Copa, além de Bósnia, Macedônia do Norte, Eslovênia e Montenegro.

As duas letras juntas significam “filho de”, e mostram a origem do portador do sobrenome. Por exemplo, o nome do músico bósnio-sérvio, Goran Bregovic, seria ‘traduzido’ como “Goran, filho de Bregov”.

Mas a tradição é muito antiga e mesmo que tenha se popularizado no passado, faz algum que não é seguida ao pé da letra. De toda forma, restaram os nomes, sem necessariamente serem interpretados como a décadas ou séculos atrás. O atacante Mitrovic, por exemplo, não tem um pai chamado Mitrov.

Entre os jogadores que jogam pela Sérvia nesta Copa do Mundo, apenas um não termina em “IC”: o volante Nemanja Gudelj, que recebeu um cartão amarelo no primeiro tempo após fazer falta em Neymar. Entre os croatas, Vida, Gvardiol, Sosa, Lovren, Majer, Livaja e Budimir e Sutalo são 8, entre os 26, sem o ‘IC’ no final.

*Com informações do UOL