Embora a Copa do Mundo de 2026 ainda esteja a mais de um ano e dois meses de seu início oficial, o desempenho da seleção brasileira tem chamado a atenção não só do torcedor local, mas também da imprensa internacional. Nesta semana, o site especializado britânico Goal, um dos dez mais acessados do mundo na área esportiva, avaliou o Brasil, que em sua última partida foi goleado pela Argentina.
"Dorival Junior afirmou em setembro que o Brasil chegaria à final da Copa do Mundo de 2026, mas isso parece apenas uma ilusão agora", pontua a matéria, afirmando que o Brasil certamente chegará ao Mundial, já que atualmente ocupa o quarto lugar na classificação sul-americana. Os seis primeiros se classificam e há uma vaga na repescagem para o time que terminar em sétimo.
Te podría interesar
Para o site Goal, a derrota de terça-feira (25) "mostrou o quão fundo o Brasil caiu nos últimos anos". A análise aponta que a seleção tem "alguns jogadores de qualidade, incluindo o favorito ao prêmio Bola de Ouro, Raphinha", ressaltando que "o atacante do Barcelona foi completamente humilhado naquela noite, quando a Argentina zombou de suas provocações antes do jogo e deixou muitas pessoas se perguntando: este é o pior time brasileiro da história moderna?".
Não é só o Brasil
Outras seleções também passam por momentos delicados em sua preparação, como destaca o site.
Te podría interesar
A Holanda de Ronald Koeman, desde as semifinais da Eurocopa em 2024, só ganhou dois jogos desde então, contra a Bósnia e Herzegovina e a Hungria, embora tenham tido um bom desempenho nos dois empates contra a poderosa Espanha nas quartas de final da Liga das Nações, quando os neerlandeses foram eliminados nos pênaltis.
O site destaca talentos do elenco holandês, como Xavi Simons e Cody Gakpo, e a solidez de Virgil van Dijk na defesa, mas observa que a "única preocupação provavelmente está na frente, já que Memphis Depay continua muito imprevisível e a forma de Joshua Zirzkee continua a oscilar no Manchester United, razão pela qual ele foi deixado de fora do último elenco de Koeman".
Já a Itália, ausente das duas últimas edições da Copa do Mundo, sofreu uma eliminação na Liga das Nações, mas mostrou um desempenho que pode ser considerado bom diante da Alemanha. "Então, embora os quatro vezes campeões mundiais tenham passado por momentos difíceis ultimamente, há alguma luz no fim do túnel...".
Futuro da seleção
Após a saída do técnico Dorival Júnior do comando da seleção brasileira, o nome mais cotado para substituí-lo é o do treinador português Jorge Jesus, atualmente à frente do Al-Hilal, da Arábia Saudita.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já iniciou negociações com Jesus. Em outras ocasiões, o ex-comandante do Flamengo já manifestou o desejo de dirigir a seleção.