OUTRA PRA COLEÇÃO

Rebeca Andrade será homenageada com Medalha Tiradentes no Rio de Janeiro

Maior medalhista olímpica, a ginasta receberá honraria não só por conquistas esportivas, mas por sua luta contra o racismo

Rebeca Andrade.Créditos: Alexandre Loureiro/COB
Escrito en ESPORTE el

A ginasta Rebeca Andrade, que se consagrou como a maior medalhista do Brasil em Jogos Olímpicos após ganhar quatro medalhas nas Olimpíadas de Paris 2024, vai aumentar sua coleção com a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

A homenagem foi aprovada na Casa, nesta terça-feira (6), um dia após Rebeca ganhar a medalha de ouro na final do solo da ginástica artística. O projeto é de autoria do deputado estadual Professor Josemar (PSOL), que destacou a representatividade de Rebeca enquanto mulher negra

“Ela emergiu como uma verdadeira inspiração não apenas pelos seus recordes e conquistas, mas também por sua jornada pessoal, marcada por desafios e obstáculos que ela superou com graciosidade e firmeza. Como mulher negra em um esporte historicamente dominado por atletas de outras origens étnicas, Rebeca não apenas quebrou barreiras, mas redefiniu os limites do que é possível alcançar”, afirmou o deputado.

A Medalha Tiradentes é concedida a personalidades que tenham prestado serviços ao estado do Rio de Janeiro, ao Brasil e à humanidade. No caso de Rebeca, o deputado destacou que a homenagem se dá não somente por suas conquistas esportivas, mas também pelo reconhecimento de seu papel na luta contra o racismo, sendo uma voz em prol da igualdade, da diversidade e da justiça social. 

Medalhista histórica

Ganhando quatro medalhas (um ouro, duas pratas e um bronze) somente nas Olimpíadas de Paris 2024, Rebeca Andrade chegou a um total de seis, se tornando a maior medalhista brasileira em Jogos Olímpicos. 

Na competição deste ano, ela ganhou ouro na apresentação final do solo, duas pratas, uma no salto individual e uma no geral, e uma medalha de bronze na apresentação por equipes. Nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, ela já havia ganhado ouro na disputa por salto e prata no individual geral. 

Hoje com 25 anos, Rebeca começou na ginástica aos 4 anos de idade, em Guarulhos (SP), sua cidade natal. Aos 17, estreou nas Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016.