MAIS UMA!

Rebeca Andrade consegue prata na final do salto; Simone Biles fica com o ouro

A ginasta brasileira conquistou sua terceira medalha em Paris e a quinta em Jogos Olímpicos

Simone Biles e Rebeca Andrade fazem "dobradinha" no pódio pela segunda vez em ParisCréditos: Luiza Moraes/COB
Escrito en ESPORTE el

Rebeca Andrade garantiu mais uma medalha de prata na ginástica artística feminina na tarde deste sábado (3). Só a atleta estadunidense Simone Biles conseguiu ser melhor que a brasileira, executando o movimento mais difícil da prova em sua primeira tentativa.

É a segunda prata de Rebeca em Paris e sua terceira medalha nas Olimpíadas, já que a ginasta também tem bronze por equipes. No total, a brasileira já tem cinco medalhas olímpicas, somando o ouro do salto e a prata no individual geral em Tóquio 2020 e é a atleta do Brasil com mais pódios.

A final do salto foi o terceiro encontro em finais entre Rebeca e Biles nos Jogos Olímpicos de Paris. Elas já haviam se enfrentado nas decisões por equipes e no individual geral.

Como foi a final do salto

Biles fez o salto mais difícil da ginástica artística feminina, o Biles II, que tem dificuldade 6,4. Registrado por ela em 2023, é um Yurchenko duplo carpado e se distingue dos demais pela posição carpada, em que a ginasta traz as pernas esticadas em direção ao peito e gira para trás a poucos metros do solo. Ela tirou 15,700 e praticamente garantiu o ouro.

Em seguida, com valor de dificuldade 5,6, ela fez o Cheng, quando a atleta dá uma meia volta antes de chegar à mesa e, na sequência, faz uma pirueta e meia na posição esticada no ar, pousando de frente para a mesa. Com 14,900, a estadunidense garantiu uma média de 15,300.

Rebeca Andrade também executou o Cheng em sua primeira tentativa. Com valor de dificuldade 5,6, é o mesmo salto da segunda tentativa da norte-americana, mas a execução de Rebeca foi melhor, conseguindo 15,100. 

O segundo salto da brasileira foi o Amanar, conhecido como Yurchenko com dupla pirueta e meia, que já havia sido usado por ela em Tóquio 2020, quando ficou com o ouro. Neste movimento, a ginasta entra de costas no aparelho e, depois de saltar a mesa, completa duas piruetas e meia na posição esticada no ar e aterrissa de costas para a mesa. Rebeca obteve 14.833 e a média ficou em 14.966.

A medalha de bronze ficou com a ginasta dos Estados Unidos Jade Carey, que ficou com média 14.466.