A final do basquete feminino, com vitória dos Estados Unidos sobre a França, foi a última disputa dos Jogos Olímpicos de Paris, fechando o quadro de medalhas. EUA e China terminaram com o mesmo número de ouros, 40 cada um, mas os norte-americanos têm mais medalhas de prata (44 a 27) e também prevalecem no total (126 a 91), ficando à frente do país asiático no quadro geral.
Embora o Comitê Olímpico Internacional (COI) não adote oficialmente um critério de medição ou de competição entre os países participantes, já que a Carta Olímpica determina que os eventos são "competições entre atletas individuais ou entre equipes, e não entre países", o próprio site da organização tem um quadro informativo em que é adotado o número de ouros para posicionar cada nação na tabela.
Te podría interesar
Os Estados Unidos se destacaram principalmente no atletismo, onde conseguiram 14 ouros, e na natação, que trouxe ao país oito medalhas douradas.
Já a China conquistou mais triunfos nos saltos ornamentais, com oito ouros, acumulando cinco pódios no tiro esportivo, mesmo número alcançado no levantamento de peso e tênis de mesa.
O Brasil conquistou quatro medalhas na ginástica artística, sendo um bronze por equipes, um ouro e duas pratas com Rebeca Andrade; e quatro pódios no judô, um ouro, uma prata e dois bronzes.
Protagonismo das mulheres
As mulheres foram protagonistas na campanha brasileira em Paris. Todos os ouros foram conquistados por elas, com Rebeca Andrade, na ginástica artística; Beatriz Sousa, no judô, e Ana Patrícia e Duda, no vôlei de praia.
Antes mesmo de 2024, as mulheres já tinham superado os homens em ouros nas Olimpíadas de Londres 2012 e do Rio 2016, mas agora superaram, pela primeira vez, a delegação masculina no total de medalhas: foram 12 conquistadas por mulheres, 7 por atletas homens, e uma pela equipe mista do judô.
Nos Estados Unidos, o protagonismo feminino também tem se consolidado. Pela quarta edição olímpica consecutiva, as estadunidenses ganharam mais medalhas do que os homens, conquistando aproximadamente 60% dos pódios nos Jogos de Paris.