Na final do torneio olímpico do basquete feminino em Paris 2024, a seleção dos Estados Unidos suou, mas conseguiu manter uma série invicta de 60 partidas sem perder em Olimpíadas, conquistando sua oitava medalha de ouro seguida.
A vitória ainda garantiu que os Estados Unidos empatasse com a China no quadro de medalhas das Olimpíadas, com 40 outros, superando o país asiático em pratas (44 a 27) e no total (125 a 81).
Te podría interesar
Com um jogo forte na defesa, a França barrou o poderio ofensivo dos Estados Unidos no primeiro tempo e a partida foi para o intervalo com um empate em 25 a 25. O placar baixo é pouco usual para jogos da seleção estadunidense.
Logo no início da segunda etapa, a França conseguiu uma sequência de 10-0, assumindo a frente no placar. Para se ter uma ideia da façanha, a última vez que a equipe feminina dos EUA não havia ido para o intervalo liderando um jogo olímpico foi na semifinal de 2012 contra a Austrália. Naquela disputa, contudo, superaram a Austrália por 22-12 no terceiro quarto e 21-14 no quarto final.
A facilidade de recuperação naquele duelo não seria a mesma com a França, mas veio. No início do terceiro quarto, o time europeu engatou uma sequência de 10-0, assumindo a frente no placar.
Em seguida, contudo, as estadunidenses passaram a colocar sua transição rápida em quadra, principalmente com a entrada de Sabrina Ionescu, e chegaram a fazer 20-8, virando o jogo e finalizando o terceiro quarto com vantagem de dois pontos, com 45 a 43.
O quarto final seguiu equilibrado e ainda contou com uma cesta final da francesa Williams que quase empatou o jogo. No final, a derrota por 67 a 66.