PARIS 2024

Por que a final do individual geral na ginástica artística já é histórica antes de começar?

Prova, que tem Rebeca Andrade e Simone Biles, também é marcante por conta de um confronto inédito na história

Campeão em 2016, Simone Biles enfrenta sua compatriota, Sunisa Lee, ouro em 2020Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil
Escrito en ESPORTE el

A final do individual geral na ginástica artística feminina, nesta quinta-feira (1º), além de opor SImone Biles e Rebeca Andrade, será marcada por um confronto inédito.

É a primeira vez que as vencedoras da prova nos dois Jogos Olímpicos anteriores se enfrentam em uma final. Simone Biles foi campeã geral em 2016, na edição do Rio de Janeiro, enquanto Sunisa Lee foi a vencedora nos Jogos de Tóquio de 2020, quando sua companheira de equipe não competiu.

Os Estados Unidos defendem um domínio no individual geral feminino que começou em Atenas 2004, quando Carly Patterson conquistou a medalha de ouro. Ela foi seguida por Nastia Liukin, em Pequim em 2008, e Gabrielle Douglas, em Londres em 2012. Além disso, as estadunidenses também ficaram com a prata em 2008 e 2016.

Na rodada de qualificação de domingo (28), Biles ficou em primeiro lugar, com uma pontuação de 59.566 na combinação dos aparelhos, seguida por Rebeca, com 57.700, enquanto Lee foi a terceira colocada, com 56.132.

Como será a final da ginástica artística feminina

Para a final desta quinta, 24 atletas avançaram, embora nem todas as maiores pontuadores marquem presença, já que cada país só pode ter dois participantes. Isso tirou, por exemplo, a estadunidense Jordan Chiles, que ficou em quarto lugar na rodada de classificação, e a brasileira Jade Barbosa, 20ª colocada.

A divisão de rotações se dá pela nota obtida no domingo e seis atletas, entre elas Simone Biles, Rebeca Andrade e Sunisa Lee, começarão a prova no salto. As seis ginastas seguintes, grupo que inclui Flávia Saraiva, começam nas barras assimétricas. Na sequência vem o conjunto que começa a prova na trave de equilíbrio, e as últimas seis iniciam a prova no exercício de solo.

Também podem entrar na disputa por medalhas a argelina de 17 anos Kaylia Nemour, quarta colocada com 55.966, e a atual campeã europeia geral, a italiana Manila Esposito, também de 17 anos, quinta, com 55.898. A chinesa Qiu Qiyuan, que cometeu erros e se classificou em sétimo alcançando 54.998, pode se recuperar e entrar na luta pelo pódio.

Onde assistir a final do individual da ginástica artística feminina

A final do individual geral da ginástica feminina está programada para as 13h15 desta quinta-feira e terá transmissão pelos canais Sportv, CazéTV, na plataforma de streaming Globoplay, no site Olympics.com e na TV aberta pela Rede Globo.