A final do individual geral da ginástica artística feminina terá as duas melhores atletas do torneio olímpico até o momento frente a frente mais uma vez. A estadunidense Simone Biles e a brasileira Rebeca Andrade competem em todos os aparelhos para decidir quem é a ginasta mais completa do mundo. Flávia Saraiva também está na decisão representando o Brasil.
O encontro contou com uma prévia na terça-feira (30), quando as duas defenderam seus países na disputa da final por equipes da ginástica artística feminina. Na ocasião, Rebeca teve notas mais altas que Biles em dois aparelhos, sendo superada pela rival em outros dois.
Te podría interesar
A brasileira foi melhor no salto, onde obteve 15.100 contra 14.900, e nas barras assimétricas, prova em que nenhuma das duas conseguiu ir à final. Neste aparelho, ela teve 14.533 contra 14.400 da estadunidense.
Na trave, as duas tiveram leves desequilíbrios na prova, e foi onde tiraram suas médias mais baixas: Biles teve 14.366 e Rebeca, 14.133. A maior diferença entre as duas aconteceu no solo, onde a ginasta dos EUA teve 14.666 contra 14.200 da brasileira.
Na somatória, Simone Biles teve 58.332 e Rebeca Andrade, 57.966. A diferença entre as duas foi maior na fase de classificação: Biles marcou um total de 59.566, bem à frente dos 57.700 de Rebeca.
Contudo, as duas podem apresentar movimentos de dificuldade ainda maior na final do individual geral. Na ginástica artística, as notas são determinadas por um valor de dificuldade, que concede pontos pelo grau de complexidade das habilidades em uma rotina, e uma pontuação de execução, quando se avalia como os movimentos foram realizados.
Retrospecto de Rebeca contra Biles
Pelo histórico das ginastas, a estadunidense de 27 anos, considerada por muitos a melhor ginasta de todos os tempos, leva a melhor. Contudo, desde 2015, Biles só perdeu uma disputa, justamente para Rebeca, de 25 anos, na prova do salto no Mundial de Antuérpia, em 2023, Desde 2013 a atleta norte-americana não perde no individual geral ou no solo em campeonatos mundiais ou Olimpíadas.
Biles já disse que Rebeca é a atleta que a "assusta mais" entre todas as suas concorrentes em seu documentário recente da Netflix, O retorno de Simone Biles. "Na verdade, adoro competir com Rebeca. Ela me empurra, ela me faz querer acertar todas as minhas aterrissagens", disse a estadunidense, elogiando sua adversária como uma "ginasta fenomenal".
Onde assistir a final do individual da ginástica artística feminina
A final do individual geral da ginástica feminina está programada para as 13h15 desta quinta-feira (1º) e terá transmissão nos canais Sportv, CazéTV, na plataforma de streaming Globoplay, no site Olympics.com e na TV aberta pela Rede Globo.