JOGOS OLÍMPICOS

Brasil estreia em Paris 2024 com melhor marca pessoal de Ana Luiza Caetano no tiro com arco

Atleta brasileira de 21 anos foi a primeira representante do país a entrar em ação nas Olimpíadas

Ana Luiza Caetano em treino para os Jogos de Paris 2024Créditos: Miriam Jeske/COB
Escrito en ESPORTE el

A atleta do tiro com arco Ana Luiza Caetano, de 21 anos, foi a primeira representante da delegação brasileira a entrar em ação nos Jogos Olímpicos de Paris. E conseguiu sua melhor marca na carreira na estreia. 

Ela conseguiu 660 pontos, encerrando a fase de ranqueamento no tiro com arco na 19ª colocação, e chegou a fazer uma rodada perfeita, a quinta, quando conquistou a pontuação máxima. Ana Luiza vai enfrentar a eslovena Zina Pintaric, que ficou na 46ª posição da fase de classificação, na primeira rodada do mata-mata. O confronto está marcado para as 7h26 da terça-feira (30).

O destaque foi a sul-coreana Lim Si-hyeon, que quebrou o recorde mundial e terminou em primeiro lugar na classificação individual feminina. A arqueira de 21 anos obteve 694 pontos ao fim das doze rodadas, batendo a marca anterior de 692 que pertencia à sua compatriota Chaeyoung Kang.

Na disputa feminina por equipes, a Coreia do Sul ficou em primeiro lugar na fase de classificação, seguida de China e México.

Tiro com arco brasileiro nos Jogos Olímpicos

Natural de Maricá, cidade litorânea do Rio de Janeiro, Ana Luiza chega a Paris como bicampeã brasileira, e conquistou o bronze no Jogos Sul-Americanos e na Copa do Mundo de Medellín em 2022.

O Brasil conta ainda com Marcus D'Almeida que, em 2023, se tornou o primeiro brasileiro a ganhar uma final do Mundial de Arco e liderar o ranking mundial da sua modalidade. Em junho, ele obteve uma medalha de prata na etapa de Antalya da Copa do Mundo, realizada na Turquia, sendo derrotado na final pelo sul-coreano tricampeão mundial Kim Woo-jin na flecha de desempate.