Em todas as edições dos Jogos Olímpicos, 22 países diferentes já conseguiram a medalha de ouro no futebol, levando-se em conta o masculino e o feminino. Um cenário bem mais diverso em relação ao basquete, por exemplo, onde apenas cinco países venceram a competição.
A primeira vez do esporte mais popular do mundo em Jogos Olímpicos foi na edição da capital francesa, em 1900, quando três times, o Club Français de Paris, o Upton Park de Londres e o Université de Bruxelles, de Bruxelas, competiram representando seus países. Este torneio foi originalmente concebido como demonstração entre as três equipes, mas depois foi elevado ao status oficial pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), com medalhas atribuídas aos países.
Te podría interesar
O futebol só passou a ter seleções nacionais em nos Jogos de Londres, em 1908, quando a Grã-Bretanha derrotou a Dinamarca e ficou com o ouro. A modalidade não foi disputada em 1932, já que a Fifa queria promover a sua Copa do Mundo, realizada dois anos antes, pela primeira vez, no Uruguai.
A preocupação da entidade em relação a não criar uma competição que concorresse com a Copa resultou na restrição da participação de jogadores de elite no torneio masculino. Primeiro, com a permissão apenas de jogadores considerados amadores, o que ajudou em parte os países socialistas a conquistarem mais medalhas. A partir das Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, o Comitê Olímpico Internacional (COI) passou a admitir profissionais, mas as seleções masculinas devem ser compostas por jogadores com menos de 23 anos, com três exceções permitidas.
Te podría interesar
No total, a Hungria e a Grã-Bretanha são os países com mais medalhas de ouro no futebol masculino, com três títulos cada um. Brasil, Argentina, a extinta União Soviética e o Uruguai venceram em duas ocasiões. A seleção brasileira tem sete medalhas, contando ainda com três de prata e duas de bronze.
Futebol feminino olímpico
O torneio feminino de futebol é disputado desde as Olimpíadas de Atlanta, em 1996, quando os Estados Unidos ganharam o primeiro ouro da competição.
A seleção estadunidense conquistou ainda outras três medalhas douradas, duas delas em finais disputadas contra o Brasil, em Atenas 20024 e Pequim 2008. Além dos Estados Unidos, apenas Alemanha, Canadá e Noruega venceram, uma vez cada, o torneio olímpico de futebol feminino.
O Brasil ainda não chegou ao alto do pódio na categoria feminina do futebol, ficando com duas pratas. A Suécia também tem duas pratas e um bronze; o Japão, uma prata e um bronze, e a China, uma prata. Austrália e França têm uma medalha de bronze cada.
O maior vencedor do futebol olímpico
Somando o futebol masculino e o feminino, quem mais obteve medalhas de ouro foram os Estados Unidos, as quatro de sua seleção feminina, que também conquistou uma prata e um bronze. O país ainda conta com uma prata e um bronze de sua seleção masculina.
Hungria e Grã-Bretanha estão na segunda colocação, com seus três ouros do futebol masculino, vindo na sequência Brasil, Argentina, União Soviética, Canadá e Uruguai, todos com duas medalhas de ouro.