OLIMPÍADAS

Rugby sevens: saiba mais sobre uma das modalidades que abrem os Jogos de Paris

Esporte voltou ao programa olímpico na edição do Rio 2016, passando a incluir a categoria feminina

Rugby sevens voltou a programa olímpico nos Jogos do Rio 2016Créditos: Cath_MH/Pixabay
Escrito en ESPORTE el

Junto com o futebol masculino, o rugby sevens, também chamado de rugby de sete, abre o primeiro dia de competições dos Jogos Olímpicos de Paris nesta quarta-feira (24), antes mesmo da cerimônia de abertura oficial. E a modalidade terá definição de medalhas já no sábado (27).

Disputado pela primeira vez na nos Jogos de Paris 1900, o rugby saiu do programa olímpico em outra edição dos Jogos disputados na capital francesa, em 1924. Voltou na Rio-2016, passando a incluir a categoria feminina.

Versão reduzida do rugby tradicional, a modalidade conta com sete atletas em cada equipe, em vez de 15. Os tempos também são mais curtos, com a partida durando 14 minutos, dividida em duas etapas de sete.

O tamanho do campo é o mesmo (70x100m), o que torna a versão adaptada mais intensa. "Jogar sete contra sete significa estar sempre em ação. Sempre que há uma pausa, isso significa que um potencial contra-ataque de 80 metros pode ocorrer. Mas defensivamente, somos apenas sete para cobrir todo o campo", explica o jogador de rugby francês Pierre-Gilles Lakafia, no Olympics.

Regras básicas do rugby sevens

Segundo o World Rugby, a modalidade de sete foi inventada em Melrose, Escócia, em 1883. Na ocasião, o aprendiz de açougueiro Ned Haig e seu mestre David Sanderson sugeriram jogar partidas de sete jogadores de cada lado com sete minutos em cada sentido e um minuto de intervalo. O objetivo era reduzir os custos para sediar um torneio de arrecadação de fundos.

Durante o jogo, a bola pode ser passada para o lado ou para trás, nunca para a frente. Para marcar pontos, um dos atletas precisa ultrapassar a linha do gol rival com a bola, a apoiando em seguida no chão. Este é o try. A equipe que anota um try tem direito a um chute extra e, caso realize a conversão, garante dois pontos.

Já um drop goal vale três pontos e é marcado quando um jogador que estiver com a posse optar por chutá-la, fazendo a bola passar entre os dois postes acima do travessão. É um tipo de lance mais raro na versão sevens. 

A penalidade, marcada após uma falta grave e cobrada do mesmo local onde ocorreu a infração, também equivale a três pontos se anotada.

Brasil no rugby sevens

A seleção brasileira marca presença no torneio feminino de rugby sevens e estreia no domingo (28), contra a França.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar