LUTO

Morre campeão olímpico de vôlei pela seleção brasileira

Ex-jogador tinha 59 anos, lutava contra o câncer e teve uma reação à quimioterapia

Imagem Ilustrativa.Créditos: Pixabay
Escrito en ESPORTE el

Um dos jogadores que brilharam pela seleção brasileira de vôlei, na conquista da medalha de ouro olímpica, em 1992, morreu nesta sexta-feira (7), em consequência de complicações pulmonares provocadas por uma reação à quimioterapia.

André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, tinha 59 anos e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Beneficência Portuguesa, em São Paulo. O ex-jogador tratava um linfoma (câncer do sistema linfático)

Pampa nasceu no Recife (PE) e disputou sua primeira Olimpíada em Seul, em 1988, quando a seleção brasileira terminou a competição sem medalha, na quarta colocação.

Porém, quatro anos depois, se sagrou campeão olímpico nos Jogos de Barcelona. Após se aposentar do vôlei, passou a se dedicar à política e à administração pública.

Pampa jogou em várias equipes pelo Brasil, como Palmeiras e Suzano, além de atuar no exterior, na Lazio e no Napoli, ambas na Itália. Também defendeu o Nec/Osaka, no Japão.

Contudo, ganhou fama na seleção, principalmente com o título olímpico de 1992 e a conquista da medalha de ouro na Liga Mundial em 1993.

O apelido surgiu no Recife, no início de carreira. A força da sua cortada era comparada ao coice de um cavalo pampa, raça muito tradicional no Brasil.

Pampa - Foto: Reprodução/Facebook

Na política

Pampa entrou na política, mas sempre ligado ao esporte. Trabalhou no Ministério do Esporte, entre 2000 e 2002, e foi secretário de Esportes do município de Suzano (SP), entre 2007 e 2010. De 2013 a 2015 foi secretário de Esportes de Campos (RJ) e, depois, comandou a Superintendência Estadual de Esportes do Estado de Pernambuco.

Pampa era casado com Paula Falbo e tinha duas filhas, Isabella Maria, de 4 anos, e Rafaella Ferrer, de 36.