O Brasil inicia sua jornada na fase eliminatória da Liga das Nações (VNL) nesta quinta-feira (20) contra a Tailândia. A seleção brasileira é a única equipe invicta da competição, com onze jogos sem derrota, e enfrenta as donas da casa, em Bangcoc, na disputa por uma vaga na semifinal.
Na primeira fase, o time comandado por José Roberto Guimarães terminou em primeiro na classificação geral, enquanto a seleção tailandesa ficou em 13º lugar, com três vitórias e nove derrotas. No duelo entre os dois times, vitória brasileira por 3 sets a 0 (25/22, 25/14 e 25/17).
Te podría interesar
Quem passar pelo confronto enfrenta, no sábado (22), o vencedor da partida entre China e Japão. A final será realizada no domingo (23).
A seleção brasileira ainda não venceu o torneio criado em 2017 para substituir o antigo Grand Prix, realizado de 1993 a 2017. O Brasil foi quarto colocado na edição de estreia e vice-campeão nas três edições seguintes.
Os grupos do vôlei feminino nas Olimpíadas
Nesta quarta-feira (19), também em Bangcoc, foram sorteados os grupos das seleções do torneio olímpico de vôlei feminino. Como líder do ranking mundial, o Brasil foi o primeiro cabeça de chave e ficou no Grupo B, com Polônia, Japão e Quênia.
Em Paris 2024, pela primeira vez será adotado o formato com três grupos, com as duas primeiras colocadas de cada um e as duas melhores terceiras avançando às quartas de final. Até as Olimpíadas de Tóquio, as equipes eram divididas em dois grupos de seis, com as quatro melhores passando de fase.
Confira como ficaram os grupos:
Grupo A - França, Estados Unidos, China e Sérvia
Grupo B - Brasil, Polônia, Japão e Quênia
Grupo C - Itália, Turquia, Holanda e República Dominicana
A capitã brasileira Gabi Guimarães analisou a chave do Brasil. "Na minha opinião, é um grupo muito difícil. São velhos conhecidos nossos. Tivemos a oportunidade de enfrentar o Quênia nos últimos Jogos Olímpicos. Nós sempre enfrentamos o Japão em momentos decisivos, e são jogos completamente difíceis", disse Gabi, acrescentando ainda que a Polônia "cresceu muito, principalmente com o Stefano [Lavarini] como técnico. Ele conhece bem as jogadoras brasileiras e o nosso estilo de jogo".
Onde assistir Brasil X Tailândia na VNL
O jogo entre Brasil e Tailândia, válido pelas quartas de final da Liga das Nações, acontece às 10h30 desta quinta-feira, com transmissão pela Sportv 2 (TV fechada).