RUMO A PARIS 2024

Vôlei feminino: Brasil arrasa Turquia na Liga das Nações e mantém liderança do ranking mundial

Na última partida da fase classificatória da VNL, seleção brasileira vence rivais por 3 sets a 0, assegurando série invicta de 12 partidas

Escrito en ESPORTE el

A seleção brasileira de vôlei feminino venceu a Turquia por 3 sets a 0, com parciais de 25 a 14, 25 a 14 e 25 a 19, na última partida da fase classificatória da Liga das Nações (VNL). A vitória, na manhã deste domingo (16), valeu também a manutenção do Brasil como líder do ranking mundial da Federação Internacional (FIVB) justamente contra a seleção que é a segunda colocada.

Depois de perder para a China neste sábado (15), por 3 sets a 2, a Turquia, atual campeã da VNL, deixou a liderança do ranking, sendo superada pelo Brasil. Estar entre as principais seleções ranqueadas é importante para garantir o direito de ser cabeça de chave nas Olimpíadas de Paris.

Com o triunfo, o Brasil mantém uma sequência de 12 jogos sem derrota. As duas seleções já estavam classificadas para a fase decisiva da Liga das Nações de vôlei feminino.

Finais da VNL e sorteio para as Olimpíadas

A fase final da Liga das Nações começa na quinta-feira (20) em Bangkok, na Tailândia, reunindo as sete melhores equipes e a dona da casa. Brasil, Polônia, Itália, Japão, Turquia, China e Tailândia estão asseguradas. A última vaga está entre Canadá, Estados Unidos e Holanda.

Os times disputam, a partir de agora, jogos em formato eliminatório, com quartas de final, semifinais e final, que será disputada no dia 23.

Antes do início da disputa, na quarta-feira, também em Bangkok, serão sorteados os grupos do vôlei para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Brasil está garantido na competição tanto no feminino quanto no masculino.

Nos Jogos Olímpicos, serão 12 equipes divididas em três grupos, cada um com quatro participantes. As oito melhores equipes se classificam para a fase seguinte, disputada no formato de partidas eliminatórias.