CENAS LAMENTÁVEIS

VÍDEOS: Torcedor do Figueirense imita 'afogamento' e revolta rivais gaúchos

O Caxias venceu a equipe catarinense pela Série C, mas a provocação desumana do torcedor adversário acabou com a festa e motivou uma verdadeira batalha entre as torcidas

Torcedor do Figueirense imita 'afogamento' para torcida do Caxias.Créditos: Reprodução /Redes Sociais
Escrito en ESPORTE el

Caxias e Figueirense se enfrentaram no estádio Centenário de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, pela sétima rodada do Brasileirão da Série C neste domingo (2) após 35 dias em que o clube gaúcho ficou afastado dos gramados por conta das inundações que atingem o Rio Grande do Sul. Mas o momento que deveria ser de festa, sobretudo por conta da vitória por 2 a 1 do time da casa, foi transformado numa batalha campal entre as torcidas rivais após uma triste provocação que partiu de um torcedor catarinense.

Em imagens que viralizam nas redes sociais, um torcedor do Figueirense faz gestos provocando a torcida do Caxias. Mas ao contrário de um singelo dedo médio ou de outras provocações comuns no futebol, o aficionado alvinegro fez uma verdadeira performance tripudiando do desastre gaúcho. Levou uma mão ao nariz, como que tampando o órgão, e com o outro braço simulou uma tentativa de nadar. Interpretando o ‘conjunto da obra’, ele estaria se afogando.

A provocação realizada no início do segundo tempo tirou a torcida do Caxias do sério, que foi para cima. Os torcedores estavam separados por uma frágil cerca, e não foi difícil que as multidões a superassem para iniciar a briga corporal.

Enquanto a batalha entre os torcedores ocorria, a partida chegou a ficar paralisada por cerca de três minutos. Até que a Brigada Militar chegou e acabou com a confusão, dispersando cada lado da briga para uma direção diferente. O torcedor em questão não foi identificado e não há maiores informações sobre possíveis detenções.

O que diz o Figueirense

O Alvinegro de Florianópolis soltou uma nota oficial sobre o episódio em seu site em que condena o episódio e diz que “não compactua com atitudes agressivas de qualquer natureza, seja ela praticada por qualquer lado”.

“Lamentamos ainda, a notória incapacidade técnica e operacional da referida praça esportiva no que tange salvaguardar a integridade dos torcedores visitantes, a grande maioria formada por famílias de SC. Era nítido que a falta de um cordão de isolamento mais robusto e de maior número de seguranças, poderia facilitar atos violentos e/ou revides, já que o clima se que se apresentava nas arquibancadas, por parte das torcidas organizadas das duas equipes, não era amistoso. Por último, mas tão grave quanto os atos anteriormente citados, repudiamos de forma veemente a atitude isolada de um cidadão no meio da torcida alvinegra, que fez gestos repugnantes se referindo de maneira jocosa à tragedia que assolou o Estado do Rio Grande do Sul”, diz a nota.

O clube ainda disse que tentará identificar o torcedor que fez a provocação aos gaúchos e que irá puni-lo dentro do que lhe couber.

Em campo

Dentro das quatro linhas o clube gaúcho venceu por 2 a 1 com um golaço de Marcelo e uma cobrança de pênalti de Tomás Bastos. Ambos no primeiro tempo. Guilherme Pato diminuiu para os catarinenses na segunda etapa.

Com 7 partidas, o Figueirense é o sétimo colocado da competição e soma 10 pontos. Já o Caxias, com apenas 3 jogos, obteve sua primeira vitória, foi a 4 pontos e está em 16º lugar, apenas um ponto fora da zona de rebaixamento.

O clube gaúcho ainda não se pronunciou oficialmente sobre o episódio desta tarde. Nas redes sociais apenas festejou a realização da partida e a vitória em meio ao contexto dramático vivido no Estado.

“Foram longos 35 dias sem futebol, mostrando que esse esporte pode ser instrumento fundamental na ajuda, no carinho e na reconstrução! Vitória especial e que emociona a todos que viveram intensamente os dias que se passaram. A honra que tanto combina com nosso clube e nosso Rio Grande, nem todos tem o privilégio de ter. E nunca terão! Seguimos ajudando os mais atingidos pelas enchentes. O Centenário segue aberto para receber doações”, disse o clube nas redes sociais.

Assista aos gols do Caxias

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar