A Federação Inglesa de Futebol (FA) levou nove meses para investigar um esquema fraudulento de apostas e decidiu, nesta quinta-feira (23), abrir uma denúncia contra Lucas Paquetá, jogador que atua no West Ham e é frequentemente convocado para a seleção brasileira. Ele, inclusive, está na lista que disputará a Copa América. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não se pronunciou sobre o caso.
A acusação que pesa sobre o brasileiro é má conduta em algumas partidas do West Ham. O clube, por sua vez, receia que Paquetá possa ser banido do futebol, em caso de condenação. As informações são do The Guardian.
Te podría interesar
A regra que teria sido infringida aponta que o jogador “não deverá, direta ou indiretamente, tentar influenciar, para fins impróprios, o resultado, o progresso, a conduta ou qualquer outro aspecto em ocorrência ou em conexão com um jogo”.
As punições, em caso de condenação, partem de uma suspensão de seis meses e chegam até mesmo ao banimento perpétuo do futebol. Isso além do pagamento de uma multa que seria determinada.
Te podría interesar
Um aspecto ajuda o brasileiro: ele colaborou com as investigações, por meio de depoimentos e entrega de informações. O fato pode fazer com que a pena do jogador seja diminuída em caso de condenação, conforme informações da imprensa inglesa.
Paquetá é acusado de ter tentado, de forma proposital, receber alguns cartões amarelos em jogos contra o Leicester City, no dia 12 de novembro de 2022; Aston Villa, em 12 de março de 2023; Leeds United, em 21 de maio de 2023; e Bournemouth, em 12 de agosto de 2023. Todos válidos pela Premier League.
Após a denúncia, o brasileiro tem até o dia 3 de junho para apresentar sua defesa. O jogador já se pronunciou, afirmando que está surpreso e chateado com a decisão da Federação Inglesa. Porém, vai tomar as providências para se defender.
O que diz Lucas Paquetá
"Estou extremamente surpreso e chateado com o fato de a FA ter decidido me acusar. Cooperei com todas as etapas da investigação e forneci todas as informações que pude durante estes nove meses. Nego as acusações na íntegra e lutarei com todas as minhas forças para limpar meu nome. Devido ao processo em andamento, não fornecerei mais comentários", afirmou o jogador.
O que diz o West Ham
"O West Ham está ciente da acusação da FA recebida por Lucas Paquetá por supostas infrações as regras [da federação]. Lucas nega categoricamente a violação e continuará defendendo fortemente sua posição. O clube continuará a aguardar e apoiar o jogador durante todo o processo e não fará mais comentários até que o assunto seja concluído", destacou o clube.