PARIS 2024

Vôlei feminino do Brasil estreia na Liga das Nações de olho nas Olimpíadas

O técnico José Roberto Guimarães relacionou 14 atletas para a primeira partida contra o Canadá, no Maracanãzinho

Escrito en ESPORTE el

A seleção brasileira de vôlei feminino inicia nesta terça-feira (14) sua trajetória na Liga das Nações (VNL) enfrentando o Canadá, às 21h, no Maracanãzinho. Neste ano, a competição deve servir também como preparação para os Jogos Olímpicos de Paris.

Para conquistar um título ainda inédito, o técnico José Roberto Guimarães conta com 14 atletas relacionadas para a primeira partida: as levantadoras Macris e Roberta; a oposta Kisy; as ponteiras Ana Cristina, Gabi, Júlia Bergmann, Pri Daroit e Rosamaria; as centrais Carol, Diana, Júlia Kudiess e Luzia, e as líberos Natinha e Nyeme.

Como a relação de jogadores pode ser alterada a cada jogo, Thaisa, Lorenne e Tainara, ausentes na estreia por problemas físicos, devem atuar nas partidas seguintes. A ponteira Helena também pode ser selecionada para entrar em quadra nas próximas rodadas.

Como a Liga das Nações é disputada

A primeira fase do torneio é dividida em três semanas. Rio de Janeiro e Antalya, na Turquia, são as sedes da primeira semana, entre 14 e 19 de maio. As oito melhores equipes avançam para a segunda fase, disputada em formato de mata-mata, entre 20 e 23 de junho.

Além do Canadá, adversário de estreia, o Brasil enfrenta a Coreia do Sul, na quinta-feira (16); os Estados Unidos, na sexta-feira (17), e a Sérvia, no domingo (19).

Vagas nas Olimpíadas e onde assistir

A seleção brasileira de vôlei feminino já está classificada para os Jogos Olímpicos de Paris, mas outras equipes buscam vaga na Liga das Nações. As partidas disputadas na primeira fase contam para o ranking internacional e é o ranqueamento que vai determinar as cinco últimas seleções qualificadas para as Olimpíadas.

Entre as seleções que ainda não conseguiram assegurar a vaga nos Jogos, as cinco com melhor colocação no ranking antes da VNL são, pela ordem, Itália, China, Japão, Holanda e Canadá. Mas Alemanha, Tailândia e Bélgica ainda estão na disputa.

Para assistir ao jogo entre Brasil e Canadá, a SporTV 2 transmite na TV fechada e, pelo streaming, o jogo terá transmissão pela Volleyball World TV (VBTV), da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).