Os torcedores de Palmeiras, Flamengo, Fluminense, São Paulo, Grêmio, Botafogo e Atlético-MG já sabem, na noite desta segunda-feira (18), os adversários que irão enfrentar na Copa Libertadores da América 2024. A Conmebol acaba de realizar o sorteio da fase de grupos nessa noite, em Luque, no Paraguai, onde está a sede da entidade.
Ao todo a competição será disputada por 32 times divididos em 8 grupos. Todos classificados por vencerem ou figurarem entre os principais clubes dos seus países. O sorteio teve quatro potes com 8 clubes cada, que definiram a ordem dos grupos.
Te podría interesar
Entre os cabeças de chave há cinco clubes brasileiros. Um deles é o Fluminense, atual campeão inédito do torneio. Os outros quatro são tricampeões da Libertadores: Palmeiras, Flamengo, São Paulo e Grêmio. Para além dos cabeças de chave, Botafogo e Atlético-MG também estão na disputa.
O Flamengo, que recentemente venceu a competição em 2019 e 2022, teve uma temporada decepcionante no último ano. Dado o seu elenco, o mais caro e considerado o mais qualificado do país, era esperado que levantasse títulos importantes. No entanto, o clube passou 2023 em branco. Agora, em nova temporada e com o técnico Tite no comando, o Mengão já exibe grande futebol e promete dar uma resposta ao seu torcedor. Finalista do Campeonato Carioca 2024 contra o modesto Nova Iguaçu, a Nação rubro-negra espera que um primeiro título já venha antes mesmo da Libertadores começar.
Te podría interesar
Já o Fluminense, principal rival histórico do Flamengo, chega de maneira dúbia. Por um lado, está embalado pelos títulos da Libertadores 2023 e da Recopa 2024 – vencida contra a LDU, antiga algoz do Tricolor carioca – e com um elenco qualificado comandado pelo técnico Fernando Diniz. Por outro lado, a derrota para o maior rival no campeonato estadual, junto com o futebol apresentado (e muito questionado), acenderam um alerta nas Laranjeiras.
Atravessando a Dutra, há mais dois cabeças de chave tricampeões da Libertadores. O São Paulo Futebol Clube chega ao torneio após conquista o inédito título da Copa do Brasil. Após muitos anos com equipes medíocres, o Tricolor paulista finalmente parece estar montando um bom time. No entanto, a perda do técnico Dorival Júnior, que efetivamente montou o elenco foi para a seleção brasileira na virada do ano, e o recente vexame diante do Novorizontino no Paulistão – que faz Thiago Carpini, o novo técnico, balançar no cargo – podem trabalhar contra o clube. Os torcedores são-paulinos esperam que a equipe dê a volta por cima e brigue pelo título.
Já o Palmeiras, a “equipa” recheada de “miúdos” do treinador Abel Ferreira, chega à Libertadores como o atual bicampeão Brasileiro e, paralelamente, pode começar o torneio com um quase inédito tricampeonato paulista na bagagem (a última vez que o Verdão venceu três estaduais consecutivos foi na década de 1930). O Alviverde dispõe de uma equipe bastante regular e segura e, ao lado do Flamengo, é certamente um dos brasileiros favoritos ao título.
Saindo de São Paulo e indo até Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, temos mais um cabeça de chave tricampeão da Libertadores, o Grêmio. O Tricolor Gaúcho perdeu a principal peça de destaque na espetacular campanha que o levou ao vice-campeonato nacional em 2023, o atacante uruguaio Luis Suarez. Foram detalhes que o impediram de levantar o troféu no último ano, em temporada de retomada das glórias gremistas. No ano anterior, o time hoje dirigido por Renato Portaluppi, ídolo máximo da agremiação, estava na Série B do Brasileirão. A torcida aposta em uma boa campanha na competição e em possível briga pelo título como uma forma de espantar de vez os fantasmas do passado recente.
Para além dos cabeças de chave, o Brasil também será representado pelo Atlético-MG e pelo Botafogo. O Galo já vem fazendo boas campanhas na competição, onde só perdeu para o Palmeiras. Acontece que foram três eliminações consecutivas para o Alviverde e agora os mineiros tentam reverter esse quadro. Já o Fogão, sem grandes esperanças de título, tentará fazer uma Libertadores digna após a histórica derrota no último Campeonato Brasileiro, em que disparou mais de 14 pontos na liderança mas acabou vendo o título cair nas mãos dos paulistas.
Em turno e returno, os times se enfrentam e os dois melhores de cada grupo vão para o mata-mata. Os terceiros colocados vão para a Copa Sul-Americana. A fase de grupos da começará no dia 3 de abril e se encerrará em 29 de maio.
Veja como ficaram os grupos
Grupo A
- Fluminense
- Cerro Porteño (Paraguai)
- Alianza Lima (Peru)
- Colo Colo (Chile)
Grupo B
- São Paulo
- Barcelona de Guayaquil (Equador)
- Talleres (Argentina)
- Cobresal (Chile)
Grupo C
- Grêmio
- Estudiantes de La Plata (Argentina)
- The Strongest (Bolívia)
- Huachipato (Chile)
Grupo D
- LDU - Liga Deportiva Universitaria (Equador)
- Junior Barranquilla (Colômbia)
- Universitario (Peru)
- Botafogo
Grupo E
- Flamengo
- Bolívar (Bolívia)
- Millionarios (Colômbia)
- Palestino (Chile)
Grupo F
- Palmeiras
- Independiente del Valle (Equador)
- San Lorenzo (Argentina)
- Liverpool (Uruguai)
Grupo G
- Peñarol (Uruguai)
- Atlético-MG
- Rosario Central (Argentina)
- Caracas (Venezuela)
Grupo H
- River Plate (Argentina)
- Libertad (Paraguai)
- Deportivo Táchira (Venezuela)
- Nacional (Uruguai)