Aos 36 anos, o craque argentino Lionel Messi desbanca seus jovens concorrentes – Erling Haaland, 23 anos, do Manchester City e da seleção da Noruega; e Kylian Mbappé, 25 anos, do PSG e seleção da França – e é eleito o melhor jogador do mundo pela oitava vez. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15), na cerimônia do Fifa The Best 2023, em Londres.
Messi já tinha sido eleito o melhor do mundo em outras sete oportunidades: 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2022. Nessa última ocasião, o prêmio veio logo após a conquista da sua primeira Copa do Mundo com a seleção Argentina, no Catar.
Te podría interesar
Mas mesmo sendo o atleta que mais vezes conquistou o prêmio desde 1991, quando foi lançado, Messi não viajou para Londres para recebê-lo. Thierry Henry, ex-atacante francês, foi o encarregado de receber o prêmio e as homenagens em seu lugar.
Os votos que decidem o vencedor do Fifa The Best foram feitos por jornalistas, capitães de seleções, técnicos de seleções e torcedores, cada qual com peso de 25% de peso na apuração final. Os torcedores tiveram a oportunidade de votar através do site da Fifa, enquanto as demais categorias tiveram seus ‘juízes’ selecionados pela entidade máxima do futebol.
Te podría interesar
Todos os vencedores do Fifa The Best 2023
- Melhor jogador: Lionel Messi (Inter Miami e Argentina)
- Melhor jogadora: Aitana Bonmatí (Barcelona e Espanha)
- Prêmio Puskás: Guilherme Madruga (Botafogo-SP)
- Melhor goleiro: Ederson (Manchester City e Brasil)
- Melhor goleira: Mary Earps (Manchester United e Brasil)
- Melhor técnico: Pep Guardiola (Manchester City)
- Melhor técnica: Sarina Wiegman (Seleção da Inglaterra)
- Fair play: Seleção Brasileira, por mensagem contra o racismo
- Prêmio especial: Marta (Seleção Brasileira); imortalizada
- Fan Award: Daniel Iñiguez (torcedor do Colón, da Argentina)