OPÇÃO

Neymar chegou ao teto, foco de Dorival deve ser Vinícius Jr

Jogador do Real Madrid é o grande nome brasileiro, mas rende pouco quando está na seleção

Vinícius é o grande craque do Real Madrid.Créditos: Reprodução Twitter Vinijr
Escrito en BLOGS el

Um dos maiores- talvez o maior - clássico do mundo teve nova edição. E este Real Madrid x Barcelona deve ser conhecido como "aquele em que VInícius Jr fez três gols e deu o passe para Rodrygo fazer o quarto. Uma exibição vista e aplaudida em todo o mundo. Em sua conta no twitter, Vini repostou os aplausos de Luka Doncic, o astro da NBA. O mundo está aos pés do jogador revelado pelo Flamengo.

Para os torcedores brasileiros fica uma dúvida cruel: por que ele não joga assim na seleção brasileira? Uma investigação sobre o assunto poderia ter duas vertentes 1) a culpa é dele e 2) a culpa é dos treinadores. Uma terceira, culpando os dois?

Antigamente, dizia-se que havia jogadores de clube e que não rendiam na seleção, por falta de personalidade ou algum outro motivo. Ademir da Guia e Canhoteiro sofreram com essa pecha. É algo ultrapassado porque, hoje, muitos clubes possuem mais craques do que a própria seleção. Com muito dinheiro, foram verdadeiras seleções transnacionais. Quem joga no Real Madrid, como Vinícius Jr, não tem motivo algum para se sentir tímido na seleção.

O segundo motivo, na minha opinião, é muito mais plausível. Basta lembrar que Tite apenas se convenceu da necessidade de escalar Vinícius Jr às vésperas do início da Copa. E ele ganhou a posição dele,....Fred, o Inexplicável. Evitou-se, assim, o meio campo formado por Casemiro, Fred e Paquetá, algo muito abaixo de outras formações, em outras eras. 

Vinícius não fez uma grande Copa. Não estava jogando bem contra a Croácia, quando foi substituído por Rodrygo. A dupla que acabou com o Barcelona não esteve junta nas quartas da Copa, quando o Brasil foi eliminado. Rodrygo errou um pênalti.

Saiu Tite, veio Ramón e depois Fernando Diniz e Vinícius nunca rendeu como na Europa. E a culpa é dos treinadores? Bem, minha é que não é. E de Vinícius também. Ele é o melhor jogador brasileiro na atualidade e não rende tão bem na seleção. É um caso grave, precisa de uma junta técnica para resolver. 

Aliás, não é apenas Vinícius. Alguém duvida que Alisson é mais goleiro que Dibu Martinez? Não, né. E a Copa termina com o argentino fazendo uma das maiores defesas da história do futebol e Alisson completando seu segundo Mundial sem nada de excepcional a apresentar. Nenhuma culpa, nenhum brilho. 

Voltando a Vinícius, ele é o problema que todo treinador do mundo adoraria ter. Deveria rezar e pedir a Papai do Céu por um desafio assim. Como vou fazer o melhor jogador brasileiro da atualidade render no meu time como rende no time do Ancelotti? Desafiador, não. 

Eu começaria me despindo de qualquer ego e chamaria Vinícius para uma conversa. Como é que você gostaria de jogar? Qual é a sua vontade? Quais são as suas necessidades?

Este é o enigma a ser resolvido. A ele, Dorival deve destinar sua atenção.

E Neymar? 

Bem, Neymar só volta em agosto. Até lá, é preciso montar um time sem ele. Um time sem ele e que ficaria melhor com ele, com sua volta. Mas já sem ser a grande estrela da companhia. Já com Vinícius estabelecido. Neymar sofre muito com contusões, por causa delas precisou deixar a Copa de 14, por elas não esteve bem fisicamente em 2022. 

Ele precisa estar muito bem fisicamente. Precisa estar forte. E precisa estar atento ao futebol. Precisa ter foco. Tudo indica que chegou ao teto e que sua carreira está na descendente.

Ah, e Dorival precisa deixar de lado essa bobagem de que Neymar é um dos três melhores jogadores do Mundo. Se existe um brasileiro nesta condição, é Vinícius Jr.