FUTEBOL

Novas Eliminatórias: entenda por que ficou mais fácil ir para a Copa do Mundo

Torneio que marca o caminho da seleção para a Copa mudou de regras; confira alterações

Copa do Mundo de 2026 se tornou um desafio ainda menor para grandes seleções como Brasil e ArgentinaCréditos: Domínio Público
Escrito en ESPORTE el

Nesta sexta-feira (8), começam as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O Brasil é o único país do mundo que participou de todas as edições do torneio e alguns poderiam especular que a Amarelinha poderia não disputar a próxima Copa, que será realizada nos EUA, no Canadá e no México.

Contudo, o caminho para a Copa do Mundo ficou mais fácil do que nunca. E tudo isso por conta de uma mudança no número de participantes do torneio. Agora, 48 seleções vão participar da Copa, aumentando o número de vagas de praticamente todos os continentes na competição.

Agora, nas novas eliminatórias, 6 dos 10 participantes das Eliminatórias da CONMEBOL. O sétimo colocado ainda vai para a repescagem.

Antes, 4 dos 10 participantes iam para a Copa do Mundo, além de uma vaga que disputava a repescagem. 

Se antes, muitos criticavam o modelo de classificação sul-americano para a Copa do Mundo por ser muito fácil (em comparação com o europeu, por exemplo), agora ficou ainda mais difícil não se classificar para a competição.

EUA, Canadá e México - que disputam as vagas pela CONCACAF -  já estão classificados para o torneio de 2026.

O Brasil estreia nas Eliminatórias de 2026 nesta sexta-feira em partida contra a Bolívia no Mangueirão, em Belém, no Pará, às 21h45, com transmissão da TV Globo.