O atacante da seleção brasileira Vinicius Júnior desfalcou o Real Madrid por uma gastroenterite no clássico contra o Atlético de Madrid. De última hora, neste domingo (24), o jogador foi cortado da lista de relacionados do treinador Carlo Ancelotti, que já havia confirmado o atleta no time após sua recuperação de lesão.
O clube não deu mais detalhes acerca da condição médica de Vinicius. De acordo com a mídia espanhola, outros jogadores do Madrid também sofreram com gastroenterite: a sensação da temporada, Jude Bellingham, não compareceu ao treino devido à doença, segundo o Marca.
Te podría interesar
A gastroenterite de Vini
A doença é uma inflamação do trato gastrointestinal que pode ser causada por microorganismos infecciosos – como bactérias, vírus e parasitas, a exemplo dos protozoários. Os órgãos afetados são o estômago e o intestino.
De acordo com o Ministério da Saúde, a gastroenterite ocorre a partir da ingestão de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados e com outras pessoas com os microorganismos. A enfermidade é considerada uma doença diarreica aguda (DDA).
Te podría interesar
Fatores de risco
Entre os fatores de risco, estão:
- Ingestão de água sem tratamento adequado;
- Consumo de alimentos sem conhecimento da procedência, do preparo e armazenamento;
- Consumo de leite in natura (sem ferver ou pasteurizar) e derivados;
- Consumo de produtos cárneos e pescados e mariscos crus ou malcozidos;
- Consumo de frutas e hortaliças sem higienização adequada;
- Viagem a locais em que as condições de saneamento e de higiene sejam precárias;
- Falta de higiene pessoal.
Sintomas
A gastroenterite pode ser identificada pela ocorrência de episódios de diarreia aguda em curtos espaços de tempo – caracterizada pela diminuição na consistência das fezes (líquidas ou amolecidas) e aumento no número de evacuações.
Outros sintomas incluem: cólicas abdominais; dores abdominais; febre; sangue ou muco nas fezes; náusea; vômitos; e desidratação, o principal agravante da gastroenterite.
Vini esteve ausente por um mês
Vinicius foi convocado por Fernando Diniz, neste sábado (23), para as partidas da seleção nas Eliminatórias da Copa 2026, que ocorrerão em outubro. Ele não esteve presente na primeira lista, nos duelos contra Bolívia e Peru, em razão da lesão.
O camisa 7 do Real Madrid esteve afastado por lesão na coxa sofrida durante a partida contra o Celta de Vigo, no final de agosto. Vinicius voltou aos treinos na última sexta (22).
De acordo com Ancelotti, o Dérbi de Madri – clássico entre Real e Atlético – serviria de avaliação sobre sua lesão: "O risco é zero. Se amanhã pensarmos que há 1% de risco, não vamos arriscar. O importante é que Vinicius se recuperou. Lhe falta um pouco de condicionamento, mas é normal".