ELIMINATÓRIAS DA COPA 2026

Seleção brasileira: convocados incluem Gerson, Richarlison e Matheus Cunha

Em anúncio da CBF, Fernando Diniz revela seus 23 atletas para os duelos contra Venezuela e Uruguai, veja lista

Esta é a segunda convocação de Diniz a frente da Seleção, a outra foi feita em agosto.Créditos: Reprodução/YouTube/CBF TV
Escrito en ESPORTE el

Na tarde deste sábado (23), o técnico da seleção brasileira Fernando Diniz fez sua convocação para as partidas contra a Venezuela e Uruguai, pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Os destaques da lista são Gerson, volante do Flamengo, e o retorno de Vinicius Júnior, atacante do Real Madrid. Richarlison e Matheus Cunha também entraram nos 23 atletas.

Entre os jogadores que estiveram na convocação para os jogos contra Bolívia e Peru, mas não foram contemplados na lista, estão: Ibañez, zagueiro do Al-Ahli; Joelinton, meio-campista do Newcastle; e Gabriel Martinelli, atacante do Arsenal.

As novidades na convocação

Esta foi a segunda convocação de Fernando Diniz no cargo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). As diferenças da primeira para a mais recente são a adição de Bremer (zagueiro da Juventus), Gerson (meio-campista do Flamengo) e Vinicius Júnior (atacante do Real Madrid).

A convocação de Gerson foi motivo de questionamento por parte dos jornalistas presentes na sede da CBF, no Rio de Janeiro. "É uma das convocações mais fáceis para mim. Talvez foi um dos jogadores que mais vi atuar, fora os do Fluminense. O Gerson tem jogado constantemente bem, é um jogador bem acima da média e que tem muito a ver com o que penso do futebol", explicou o técnico quando perguntado sobre o que levou o volante à lista.

"O Gerson é um jogador que tem muita mobilidade. Aqui no Flamengo mesmo, se pegar de 2019 para cá, [ele] já jogou de volante, de médio esquerdo, médio direito, jogou mais a frente, uma das características dos times que monto", declarou ele, que complementou, "Ele também é muito técnico, muito forte e vejo no Gerson uma mudança positiva: ele está muito combativo e extremamente competitivo". 

Diniz ainda justificou a permanência de Richarlison entre os nomes para a seleção: "O critério foi técnico. O Richarlison, na minha opinião, não jogou mal em nenhum dos dois jogos. Contribuiu com o time, jogou bem. Ele contribuiu na marcação, acertou a maioria das tabelas, só não teve a felicidade de colocar a bola para dentro. Aqui, [na seleção], ele teve participações que justifiquem a participação dele".

Na visão do também treinador do Fluminense, a partida da seleção brasileira contra a Bolívia em Belém foi positiva: "O público conseguiu ser agraciado com um excelente jogo e com muita disposição dos jogadores e, esteticamente, foi um jogo muito bonito do Brasil".

"Foi um pontapé inicial para a gente conseguir essa reaproximação inicial com o torcedor por meio da emoção que o futebol consegue provocar nas pessoas. A gente gosta pelo menos de duas coisas no futebol: ganhar jogos e todo mundo gosta de se emocionar quando vê seu time jogar bem, se entregando de corpo e alma. Acho que essas duas coisas aconteceram e a gente cumpriu esse objetivo de emocionar os torcedores."

Lista de convocados

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Lucas Perri (Botafogo);
  • Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Caio Henrique (Monaco), Renan Lodi (Marselha);
  • Zagueiros: Bremer (Juventus), Marquinhos (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense);
  • Meio-campistas: André (Fluminense), Casemiro (Manchester United), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Raphael Veiga (Palmeiras);
  • Atacantes: Neymar (Al-Hilal), Rodrygo (Real Madrid), Vinicius Junior (Real Madrid), Gabriel Jesus (Arsenal), Richarlison (Tottenham), Raphinha (Barcelona) e Matheus Cunha (Wolverhampton)
Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar