PAIXÃO POPULAR

Como assistir futebol de graça na internet

Falta de opções na TV aberta e valores – impraticáveis em muitos casos – das plataformas de streaming e canais fechados incentivam práticas análogas à pirataria como única opção para acompanhar a paixão nacional

Futebol.Imagem ilustrativaCréditos: Pixnio
Escrito en ESPORTE el

“Oi, meu nome é Ana, estou a menos de 2km de você”, diz o anúncio em formato ‘pop-up’ de procedência duvidosa que muitas vezes o usuário e a usuária de internet acabam tendo que ver quando precisam apelar para meios ‘alternativos’, análogos à pirataria, para acompanhar o time do coração.

A falta de opções registrada na TV aberta, que tem limitado as transmissões dos seus jogos de futebol, aliada aos valores – em muitos casos impraticáveis – das plataformas de streaming e canais pagos, sem contar, é claro, os altos preços dos ingressos nos estádios, muitas vezes obrigam o torcedor a ter que buscar meios ‘extraoficiais’ para acompanhar o time do coração.

No jogo da seleção brasileira contra o Peru, pela segunda rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, que ocorre ainda nesta terça-feira (12), apelar para tais práticas não será necessário para um torcedor localizado no Brasil. A partida terá transmissão na TV Aberta. No entanto, na hora de acompanhar o clube do coração, nem sempre é tão simples.

Na Copa Libertadores da América por exemplo, o clássico duelo de semifinal entre Palmeiras e Boca Juniors não estará na TV aberta. O torcedor só poderá acompanhar as partidas através da ESPN, um canal fechado, e da plataforma de streaming Star+. A outra semifinal, entre Fluminense e Internacional, passará na Globo e no Paramount+.

Já na Copa Sul-Americana, algo semelhante ocorre. O duelo brasileiro, entre Corinthians e Fortaleza, passa no SBT (TV aberta), ESPN e Star+. No entanto, quem quiser acompanhar a outra semifinal, entre LDU (Equador) e Defensa y Justicia (Argentina), só consegue assistir pelo Paramount+.

Há ainda campeonatos que já passaram na HBO Plus e na Amazon Prime Vídeo. Ou seja, para não perder nenhuma partida o torcedor precisaria ou assinar um caro pacote de canais fechados ou, simplesmente, todas as principais plataformas de streaming simultaneamente.

Como nem sempre isso é possível, é comum que o torcedor busque lives clandestinas no YouTube, popularmente conhecidas como “telas tortas”, ou os chamados “Multicanais”, sites que oferecem as mais variadas transmissões mediante a exibição dos anúncios de procedência duvidosa citados na abertura dessa matéria. São métodos que podem ser ilegais ou oferecer riscos à sua segurança digital, sobretudo ao clicar nos pop-ups ou mesmo nos sites que abriguem malwares (vírus). Dessa forma, fica o disclaimer de que esses métodos, ainda que existam, não são recomendados.

Tela torta

No YouTube é possível assistir aos jogos nas chamadas “telas tortas”. São lives, transmissões ao vivo, em que um determinado canal passa uma determinada partida. Para encontrar uma dessas transmissões, basta digitar na busca o duelo desejado seguido de “ao vivo com imagens”. Por exemplo: ‘Palmeiras x Corinthians ao vivo com imagens’.

Ao clicar, vai abrir a live, e a partida não estará formatada como de costume. O jogo será assistido na diagonal, ou até mesmo de ponta cabeça, enquanto o responsável pela transmissão clandestina aparece ao microfone pedindo doações por Pix em troca de um link fechado com a transmissão dentro dos padrões.

O problema é que não há qualquer garantia se tal link existe. Além disso, por ser uma prática completamente ilegal, é comum que o próprio Youtube derrube o link assistido e obrigue o usuário a buscar um novo canal. É seguro em termos de não se expor aos perigos da internet. Mas sua inerente legalidade dificulta a experiência do telespectador conforme citado.

Multicanais

Outra opção fora dos padrões são os sites multicanais. E eles são muitos: Futemax, Futebolplayhd, Mundofut e Portal RMC são alguns. São sites hospedados fora do país e completamente ilegais. Mas funcionam.

O usuário acessa, procura a partida que deseja assistir, e busca um canal de transmissão no link interno da partida. Na maioria desses multicanais é possível assistir aos jogos em alta resolução, espelhados a partir das fontes originais. É comum, inclusive, que o usuário encontre transmissões de outros países, em inglês ou árabe. Mas o mais usual é que as transmissões espelhadas sejam brasileiras.

No entanto, a navegabilidade é horrorosa e a segurança digital do usuário fica vulnerável a ataques de malwares (vírus), sobretudo quando tenta fechar os inúmeros pop-ups com os anúncios duvidosos que vão abrindo sobre a transmissão. É preciso ponderar tanto a questão da legalidade como a vulnerabilidade do computador ou celular a eventuais vírus na hora de utilizar esses sites.