A Copa Libertadores da América, o principal campeonato de futebol da América do Sul, chega a sua fase semifinal podendo ter pela quarta vez consecutiva uma final 100% brasileira, que será disputada em 4 de novembro, um sábado, no Maracanã.
Tudo vai depender do Palmeiras vencer o seu confronto contra o Boca Juniors, da Argentina, uma vez que, do outro lado da chave, o duelo será entre Fluminense e Internacional.
Te podría interesar
Palmeiras x Boca Juniors
O Palmeiras, que venceu duas das três finais entre brasileiros supracitadas – 2020 contra o Santos no mesmo Maracanã e 2021 contra o Flamengo (a outra foi vencida pelo Mengão em 2022, contra o Athletico-PR) – chega forte para encarar um Boca visivelmente inferior tecnicamente. Com a melhor campanha na primeira fase da competição, o Verdão decide em casa.
Contudo, há dois fatores que podem pesar a favor dos argentinos. O primeiro é o fato de que, enquanto o Palmeiras não se reforçou e agora apresenta uma considerável queda de rendimento após a lesão de Dudu, o Boca trouxe o atacante uruguaio Edinson Cavani e tem apresentado uma leve melhora no seu futebol. Nas quartas de final, enquanto os brasileiros passeavam contra o Deportivo Pereira, da Colômbia, o Boca conseguiu segurar dois empates contra o Racing, um adversário supostamente superior tecnicamente, e vencer a disputa por pênaltis.
Te podría interesar
O outro fator é o histórico de confrontos entre os clubes. Foram 3 em Copas Libertadores e o Boca saiu vencedor em todas: na final de 2000 e nas semifinais em 2001 e 2018. Para reverter o histórico, o Palmeiras conta agora com uma geração que é talvez a mais vencedora da sua história centenária e a presença do técnico Abel Ferreira, que nos últimos anos tem sido o protagonista de quebras de tabu do Alviverde.
Fluminense x Internacional
O Fluminense, campeão carioca deste ano e comandado por ninguém do que o técnico da seleção brasileira Fernando Diniz, figura com um leve favoritismo diante do adversário. Com uma forte equipe que conta com os gols de German Cano, o Tricolor Carioca fez até aqui uma excelente campanha e vem em busca de ganhar sua primeira Libertadores em casa.
Na fase de grupos terminou liderando com 10 pontos, na frente de River Plate, Sporting Cristal (Peru) e The Strongest (Bolívia). Na terceira rodada, chamou a atenção de todo o continente ao golear os argentinos por 5 a 1 no Rio de Janeiro. Nas oitavas despachou o Argentinos Juniors e, nas quartas, mandou de volta para casa o Olímpia do Paraguai, algoz do seu rival Flamengo.
Já o Colorado chega às semifinais como franco-atirador. Liderou seu grupo, ficando à frente de Nacional do Uruguai, Independiente de Medellin (Colômbia) e Metropolitanos (Venezuela). Nas oitavas, despachou o temido River Plate em partida épica no Beira-Rio.
Nas quartas de final foi à altitude de La Paz e conseguiu uma façanha que ao longo da história só foi atingida por campeões: venceu o Bolívar por 1 a 0. Os bolivianos só haviam sido derrotados em seus domínios pelo Grêmio em 1983 e pelo Palmeiras em 2021. Um feito e tanto antes de um jogo de volta em Porto Alegre que foi um passeio: 2 a 0.
O Internacional não fazia uma boa temporada. Mas na última janela trocou Mano Menezes por Eduardo Coudet e contratou Enner Valencia, atacante e astro da seleção do Equador na última Copa do Mundo. Melhorou e promete dar trabalho ao Flu.
Onde assistir
Os jogos entre Palmeiras e Boca Juniors não serão transmitidos na TV Aberta. O torcedor que não comparecer aos estádios terá de assistir pela ESPN ou pela plataforma de streaming Star+.
Já o duelo entre Fluminense e Internacional será o jogo da Globo e passará na TV Aberta logo após a novela. Também poderá ser acompanhado na internet pelo portal Globoesporte (GE) e pela plataforma de streaming Paramount+.
Os duelos
Ida
Fluminense x Internacional – quarta (27/9) às 21h30 – Maracanã (Rio de Janeiro); Globo, GE e Paramount+
Boca Juniors x Palmeiras – quinta (28/9) às 21h30 – La Bombonera (Buenos Aires); ESPN e Star+
Volta
Internacional x Fluminense – quarta (04/10) às 21h30 – Beira-Rio (Porto Alegre); Globo, GE e Paramount+
Palmeiras x Boca Juniors – quinta (05/10) às 21h30 – Allianz Park (São Paulo); ESPN e Star+