O esporte brasileiro foi surpreendido, nesta quinta-feira (24), com a notícia de que o tricampeão mundial de jiu-jítsu, Erberth Santos, de 29 anos, foi preso no município de Boituva, no interior de São Paulo.
A acusação é que ele praticou vários estupros e roubos em cidades do Mato Grosso do Sul. Além de Erberth, o lutador André Pessoa foi detido por participação nos mesmos delitos. Os dois lutadores confessaram os crimes.
Te podría interesar
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
As investigações indicam que os lutadores estupraram quatro mulheres. Porém, o número de vítimas pode ser ainda maior, segundo policiais do Choque.
Te podría interesar
Os crimes eram cometidos usando muita violência, com ameaças e agressões contra as vítimas. Com a dupla, foram encontrados 26 celulares, facas e armas de fogo, que eles utilizavam para cometer os crimes.
Tricampeão mundial da modalidade, Erberth é de Roraima e acumula diversas passagens pela polícia. André, por sua vez, nasceu no Amazonas e chegou a ser expulso de um Centro de Treinamento por roubar um tênis.
Denúncia
Uma garota de programa, de 24 anos, denunciou que foi estuprada e roubada, depois de marcar um encontro em um site de acompanhantes. O caso teria ocorrido na casa onde ela mora com mais cinco amigas, na noite desta quarta-feira (23), em Três Lagoas, a 327 quilômetros de Campo Grande, capital do MS. Os suspeitos pelo crime estavam armados com faca e pistola.
“Ele me mandou mensagem pelo site, perguntou se eu estava disponível, falei que estava, pediu localização e em menos dez minutos estava aqui na porta. Só que ele disse que seria o amigo dele que ficaria comigo”, explicou, em entrevista ao Campo Grande News.
O homem chegou na casa acompanhado de um amigo, segundo a mulher. Ela relatou que foi com o rapaz até o quarto e começaram a ter relação sexual. Porém, para sua surpresa, o homem pegou uma faca que estava escondida em suas roupas.
“Primeiro, achei que era cliente, mas ele veio na maldade. Ele estava com uma faca, não reagi, não conversei muito com ele, agi normalmente para ele não fazer nada comigo”, declarou.
Depois do programa, a mulher e o homem deixaram o quarto. Neste momento, a vítima viu o parceiro do cliente rendendo suas amigas em outro cômodo da residência.
“Eu achei que lá fora estava tudo normal, quando eu saí do quarto o amigo dele já estava rendendo minhas amigas dentro do quarto, bateu demais na cara delas e roubou tudo delas”, destacou.
As câmeras de segurança de dentro da casa da mulher registraram os dois homens andando calmamente pelo local e se apoderando de objetos. Em uma das cenas, a vítima ainda discute com um dos suspeitos. No vídeo, é possível ver os homens com faca e arma nas mãos. A dupla levou sete celulares e R$ 1.200.
Trajetória
Conhecido como lobo, Erberth Santos iniciou no jiu-jítsu aos 9 anos, quando ainda morava no bairro Calungá, em Boa Vista (RR).
Faixa preta, o lutador brasileiro foi três vezes campeão mundial pela Confederação Brasileira de Jiu-jítsu Esportivo (CBJJE), peso absoluto; vice-campeão mundial pela International Brazilian Jiu-jítsu Federation (IBJJF); quatro vezes campeão brasileiro pela CBJJE; duas vezes campeão brasileiro pela CBJJ; campeão do Rio Open, peso e absoluto; bicampeão pan-americano de Jiu-jítsu pela CBJJE; duas vezes campeão do São Paulo Open de Jiu-jítsu pela CBJJE; campeão do Abu Dhabi 2011 e quatro vezes campeão da seletiva de Abu Dhabi.
Erberth já possui ficha criminal. Antes de se dedicar à carreira de esportista, ele chegou a ser preso cinco vezes, algumas dessas por roubo. Após de ser detido, ele resolveu "mudar de vida" e se mudou para Manaus (AM) onde, aos 15 anos, passou a se dedicar 100% à luta, o que não vingou.