COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA

Queda do Flamengo faz Globo mudar planos na Libertadores: Veja onde assistir as quartas de final

Palmeiras, Fluminense e Internacional encaram Deportivo Pereira (Colômbia), Olimpia (Paraguai) e Bolívar (Bolívia); Duelo argentino entre Racing e Boca Juniors completa a fase

Gabigol, atacante do Flamengo, assiste festa de jogadores do Olimpia.Créditos: Divulgação/Olimpia
Escrito en ESPORTE el

Para além de palmeirenses, vascaínos, tricolores e botafoguenses, que naturalmente já apontariam as possibilidades do Flamengo ser eliminado pelo Olimpia, do Paraguai, a queda do Rubro-Negro na noite da última quinta-feira (10) no Defensores del Chaco pegou o resto do Brasil de surpresa. A TV Globo foi uma delas. Detentora dos direitos e preferência na transmissão dos jogos da Copa Libertadores da América, o principal canal brasileiro apostava em um Fla-Flu nas quartas de final e já previa escolher esse jogo como sendo o de sua transmissão principal.

Mas a virada do valente Olimpia – histórico tricampeão paraguaio da Libertadores – sobre o todo poderoso Flamengo mudou os planos da emissora, que agora decidiu que irá transmitir os jogos do Palmeiras. Com a eliminação de Flamengo, Atlético-MG e River Plate, o Verdão agora figura como o principal favorito para vencer o torneio.

Palmeiras, Fluminense e Internacional encaram Deportivo Pereira (Colômbia), Olimpia (Paraguai) e Bolívar (Bolívia), respectivamente. Para completar as quartas de final, há um duelo argentino entre Racing e Boca Juniors.

Confira a seguir como ficaram os duelos das quartas de final da Copa Libertadores, seus dias, horários e onde assistir.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Palmeiras x Deportivo Pereira (Colômbia)

O Palmeiras aparentemente terá o adversário mais fácil da fase, o emergente Deportivo Pereira, da Colômbia, que não figura entre os principais clubes de seu país, mas tem crescido nas últimas temporadas. Fundado na cidade de Pereira, no interior da Colômbia, em 1944, o clube conquistou o primeiro título da sua história na última temporada, quando venceu o Clausura - uma das edições do campeonato colombiano. Já me sua primeira participação na Copa Libertadores da América deixou o tradicional Colo Colo, do Chile, para trás na fase de grupos e se classificou ao lado do Boca Juniors. Nas oitavas, eliminou o Independiente del Valle, do Equador, famoso por suas vitórias contra clubes brasileiros.

Já o Palmeiras, após perder o jogo de estreia na altitude de La Paz contra o Bolívar - com o time reserva, é verdade, pois a partida foi realizada às vésperas da final do Campeonato Paulista - venceu todos os demais jogos da primeira fase, contra Barcelona de Quayaquil e Cerro Porteño, além da partida de volta contra os bolivianos. Nas oitavas de final, venceu o Atlético-MG por 1 a 0 no Mineirão com gol de Raphael Veiga e inteligentemente, à moda do seu treinador Abel Ferreira, segurou o empate na volta, em casa, e garantindo seu lugar nas quartas.

Raphael Veiga e Hulk no jogo de volta das oitavas de final. Foto: Pedro Souza / Atlético
  • Ida: 23 de agosto (quarta), às 21h30, no Hernan Ramírez Villegas – Pereira, Colômbia.
  • Volta: 30 de agosto (quarta), às 21h30, no Allianz Park – São Paulo, Brasil.
  • O duelo será transmitivo pela TV Globo, GE e ESPN/Star+.

Internacional x Bolívar (Bolívia)

As quartas de final da Copa Libertadores começam literalmente nas alturas, na terça-feira, 22 de agosto, quando o Colorado viaja a La Paz, capital da Bolívia, para encarar o Bolívar pela partida de ida a mais de 3600 metros de altitude, no estádio Hernando Silles. Ainda que as chances do Internacional de vencer o duelo sejam altas, as dificuldades para o jogo de ida, sobretudo nas alturas, não pode ser ignorado.

Jogando em seus altíssimos domínios, o Bolívar está 100% na Libertadores. Venceu o Palmeiras logo na estreia por 3 a 1 e depois bateu o Barcelona de Guayaquill por 1 a 0 e o Cerro Porteño por 2 a 0. Nas oitavas, bateu o Athletico Paranaense também por 3 a 1 no jogo de ida. Na volta, perdeu por 2 a 0 em Curitiba, mas soube desequilibrar o duelo nos pênaltis.

Já o Inter chega embalado após a heroica classificação contra o gigante River Plate, da Argentina, nas oitavas de final. Após derrota por 2 a 1 no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, o Colorado fez uma grande partida na volta, no Beira Rio, devolveu o placar e se classificou após uma quase infinita disputa de pênaltis terminada em 9 a 8.

Internacional e River Plate durante partida de ida das oitavas de final. Reprodução/Twitter
  • Ida: 22 de agosto (terça) às 19h, no Hernando Silles – La Paz, Bolívia
  • Volta: 29 de agosto (quarta) às 19h, no Beira-Rio – Porto Alegre, Brasil
  • O duelo será transmitido pelo canal de streaming Paramount+

Fluminense x Olimpia (Paraguai)

O Fluminense que assim como a Globo esperava enfrentar o Flamengo, agora enfrentará o esforçado Olimpia. Clube tricampeão da Copa Libertadores e que vive um bom momento, com seu futebol coletivo e obediente taticamente. Pode não ser dono de um futebol técnico e vistoso mas será um desafio e tanto para o Tricolor carioca que luta pelo seu primeiro título e, até o momento, faz uma campanha tranquila.

O Flu se classificou em primeiro lugar no Grupo D, com 10 pontos, ao lado do River Plate. Ambos deixaram para trás Sporting Cristal (Peru) e The Strongest (Bolívia, o grande rival do Bolívar). Nas oitavas, empatou na zona oeste de Buenos Aires com o Argentinos Juniors, clube que revelou Maradona, para vencê-los por 2 a 0 na volta, no Maracanã, com ambos os gols marcados no final da partida.

Fluminense bate Argentinos Jrs no Maracanã pelas oitavas de final. Foto: Mailson Santana / FFC
  • Ida: 24 de agosto (quinta) às 21h30, no Maracanã – Rio de Janeiro, Brasil.
  • Volta: 31 de agosto (quinta) às 21h30, no Defensores del Chaco – Asunción, Paraguai.
  • O duelo será transmitido pela ESPN/Star+

O duelo argentino: Racing x Boca Juniors

O único duelo que não conta com clubes brasileiros será disputado entre dois clubes tradicionais da Argentina: o bicho-papão Boca Júniors, famoso pelas 6 Libertadores conquistadas em sua história e as constantes vitórias sobre clubes brasileiros; e o Racing, o primeiro campeão da Libertadores e Mundial da história da Argentina, que busca retomar seu protagonismo ao lado de Boca e River.

Nesse ano o Racing está teoricamente mais forte que o Boca; mas o Boca é o Boca, e tudo pode acontecer. No último mês de novembro, Racing e Boca se enfrentaram pelo Troféu dos Campeões Argentinos, uma espécie de equivalente da Supercopa do Brasil no país vizinho. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, o Racing se impôs na prorrogação e venceu por 2 a 1.

Boca e Racing em novembro de 2022 durante disputa do Troféu dos Campeões da Argentina, vencido pelo Racing. Reprodução/Twitter
  • Ida: 23 de agosto (quarta) às 21h30, na Bombonera – Buenos Aires, Argentina.
  • Volta: 30 de agosto (quarta) às 21h30, no Estádio Presidente Perón – Avellaneda, Argentina.
  • O duelo será transmitido pelo canal de streaming Paramount+