PREPARAÇÃO

Por que a melhor tenista do mundo treina com a boca tampada por uma fita

A polonesa Iga Swiatek, número 1 do ranking, viaja o circuito sempre acompanhada por uma equipe de psicólogos que a auxiliam nos treinamentos

Iga Swiatek.Créditos: Divulgação/WTA
Escrito en ESPORTE el

A primeira colocada no ranking mundial de tênis, a polonesa Iga Swiatek, usa um método pouco convencional em seus treinamentos.

Principal favorita ao título do WTA 1000 de Montreal, no Canadá, ela foi flagrada esta semana, durante um treinamento, com a boca tampada por uma fita.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Indagada pelos repórteres que estão cobrindo o torneio, no Media Day, sobre a razão da iniciativa não usual, Iga, de 22 anos, escrareceu a dúvida.

“É mais difícil respirar quando você está respirando apenas com o nariz e é mais fácil aumentar minha frequência cardíaca”, declarou a polonesa.

A líder do ranking é a única atleta a viajar pelo circuito sempre acompanhada por uma equipe de psicólogos que a auxiliam nos treinos.

Iga também utiliza medidores de atividades cerebral e cardíaca para indicar níveis de estresse, além de quebra-cabeças e minijogos para ajudar na sua velocidade cognitiva.

Com premiação de US$ 2,78 milhões, a competição canadense termina no domingo (13). Iga está nas oitavas de final. Ela teve seu jogo interrompido, nesta quinta-feira (10), por causa das chuvas. No momento da paralisação, a polonesa empatava com Karolina Muchiva, da República Tcheca, por 1 a 1, com parciais de 6/1 e 4/6. A partida deve ser retomada aina na quinta ou nesta sexta (11).

Iga eliminou Bia Haddad em Roland Garros

Em junho, a histórica campanha da tenista brasileira Bia Haddad em Roland Garros, na França, um dos principais campeonatos de tênis do mundo, infelizmente chegou ao final e o sonho foi adiado. Ela acabou perdendo o duelo de semifinal justamente para Iga Swiatek, a número 1 do mundo, por 2 sets a 0. As parciais foram de 6/2 e 7/6.