Nesta quarta-feira (20) a ação de um atirador deixou 3 mortos nas ruas de Auckland e ocasinou o fechamento de parte da maior cidade da Nova Zelândia que recebe, dentro de algumas horas, a cerimônia de abertura da Copa do Mundo feminina. Além de todo o transtorno para a vida da própria cidade, o ocorrido também impôs prejuízos para as programações de algumas seleções.
Uma das seleções afetadas foi a da Itália, que impedida de deixar o hotel por questões de segurança, teve de cancelar treinos. Aa italianas estreia na próxima segunda-feira (24) contra a Argentina, no Eden Park, em Auckland.
Te podría interesar
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
De acordo com as autoridades e a imprensa neozelandesa, o tiroteio começou em um canteiro de obras. O atirador começou a disparar no local, matando duas pessoas e ferindo mais algumas, antes de entrar em um prédio e tentar se esconder no poço de um elevador. Ele acabou morto pela polícia.
Te podría interesar
As ruas dessa região de Auckland foram isoladas pelas autoridades e todo o transporte público local foi suspenso ou desviado, o que inclui viagens de balsa e linhas de ônibus.
“O que aconteceu é compreensivelmente alarmante e estamos assegurando ao público que este incidente foi contido e é isolado. Estamos investigando”, diz nota da polícia de Auckland que ainda não sabe a motivação do ataque.
A abertura da Copa do Mundo feminina ocorre na madrugada da próxima quinta-feira (20), antes da partida disputada entre Nova Zelândia e Noruega marcada para as 4h de Brasília, no Eden Park, em Auckland. A seleção brasileira estreia na próxima segunda-feira (24) contra o Panamá, às 8h de Brasília, no Hindmarsh Stadium, em Adelaide, na Austrália.
Convocação
Goleiras: Lelê (Corinthians), Camila (Santos), Bárbara (Flamengo)
Defensoras: Antônia (Levante), Tamires (Corinthians), Bruninha (Gotham FC), Kethellen (Real Madrid), Lauren (sem clube), Monica (Madrid CFF), Rafaelle (sem clube)
Meio-campistas: Ary Borges (Racing Louisville), Kerolin (North Carolina Courage), Duda Sampaio (Corinthians), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ana Victoria (sem clube)
Atacantes: Debinha (Kansas City Current), Marta (Orlando Pride), Geyse (Barcelona), Gabi Nunes (Madrid CFF), Bia Zaneratto (Palmeiras); Andressa Alves (sem clube); Nycole (Benfica)
Suplentes: Tainara (Bayern), Aline (Ferroviária) e Angelina (OL Reign)
Onde assistir
Para assistir à Copa do Mundo Feminina, a torcedora e o torcedor terão 6 opções, entre a televisão aberta, fechada e aplicativos de streaming. A primeira, e mais óbvia, é a sempre presente TV Globo. No canal aberto da emissora que lidera o segmento, diversas partidas do mundial feminino serão transmitidas pela primeira vez. Os jogos da seleção brasileira com certeza estarão no canal aberto.
Na TV fechada, o Sportv, canal das organizações Globo, também transmitirá partidas. Provavelmente todos os jogos da Copa do Mundo Feminina devem passar nos canais Sportv, uma vez que o Grupo Globo têm os direitos de transmissão da competição. Na internet, o GE (Globoesporte) também transmitirá as partidas ao vivo e de graça para os internautas. Só será preciso fazer um cadastro utilizando contas do Google ou do Facebook para ter acesso às transmissões. O sinal será o mesmo da TV aberta.
No YouTube, a transmissão também será ao vivo e gratuita, sendo feita pela Cazé TV, o canal lançado pelo famoso streamer Casimiro. Uma equipe de profissionais estará trabalhando ao lado do astro da internet brasileira para narrar e comentar os jogos.
Além do YouTube, a Cazé TV também está na Twitch, onde os jogos também serão transmitidos. Não será necessário assinar o canal para assistir às partidas.
História
O mundial começou a ser disputado na China em 1991 e teve os Estados Unidos como a primeira seleção campeã. As norte-americanas voltaram a vencer em outras 3 oportunidades: em 1999 jogando como donas da casa, em 2015 no Canadá e em 2019 na França.
Campeã duas vezes, a Alemanha bateu a Suécia na final da edição de 2003, disputada nos EUA; e o Brasil em 2007, em nova Copa do Mundo disputada na China. Foi a única oportunidade que as brasileiras conseguiram chegar às finais.
Além do tetracampeonato dos EUA e do bicampeonato das alemãs, a Noruega foi campeã em 1995, em mundial disputado na Suécia; e o Japão foi o campeão em 2011, na edição sediada na Alemanha.
Confira a seguir a rodada de estreia
Grupo A
Nova Zelândia x Noruega – 20/07 às 4h, no Eden Park (Auckland, NZ)
Filipinas x Suíça – 21/07 às 2h no Dunedin Stadium (Dunedin, NZ)
Grupo B
Austrália x Irlanda – 20/07, às 7h, no Olímpico de Sidney (Sidney, AU)
Nigéria x Canadá – 20/07, às 23h30, no Malbourne Rectangular (Melbourne, AU)
Grupo C
Espanha x Costa Rica – 21/07, às 4h30, no Wellington Regional (Wellington, NZ)
Zâmbia x Japão – 22/07, às 4h, em Waikato (Hamilton, NZ)
Grupo D
Inglaterra x Haiti – 22/07, à 0h, no Brisbane Stadium (Brisbane, AU)
Dinamarca x China – 22/07, às 9h, no Perth Rectangular (Perth, AU)
Grupo E
Estados Unidos x Vietnã – 21/07, às 22h, no Eden Park (Auckland, NZ)
Holanda x Portugal – 23/07, à 0h, no Dunedin Stadium (Dunedin, NZ)
Grupo F
França x Jamaica – 23/07, às 7h, no Sidney Football Stadium (Sidney, AU)
Brasil x Panamá – 24/07, às 8h, no Hindmarsh (Adelaide, AU)
Grupo G
Suécia x África do Sul – 23/07, às 2h, no Wellington Regional (Wellington, NZ)
Itália x Argentina – 24/07, às 3h, no Eden Park (Auckland, NZ)
Grupo H
Alemanha x Marrocos – 24/07, às 5h30, no Melbourne Rectangular (Melbourne, AU)
Colômbia x Coreia do Sul – 24/07, às 23h, no Sidney Football Stadium (Sidney, AU)