NA JUSTIÇA

Família de Schumacher deve processar revista por entrevista falsa feita por IA

O ex-piloto alemão não aparece em público desde dezembro de 2013, quando sofreu uma gravíssima lesão cerebral em um acidente de esqui

O ex-piloto Michael Schumacher, sete vezes campeão da F1.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en ESPORTE el

A família de Michael Schumacher, sete vezes campeão de Fórmula 1, deve ingressar na Justiça com uma ação penal contra a revista semanal alemã Die Aktuelle, que publicou uma entrevista falsa com o ex-piloto feita por Inteligência Artificial (IA).

Schumacher não aparece em público desde dezembro de 2013, quando sofreu uma gravíssima lesão cerebral em um acidente de esqui nos Alpes franceses.

A Revista Fórum está concorrendo o prêmio Top10 do Brasil do iBest. Contamos com o seu voto! 
https://app.premioibest.com/votacao/influenciador-opiniao/237451556.

Desde o problema, a família protege sua privacidade, com acesso extremamente limitado às pessoas mais próximas e poucas informações sobre sua condição.

A edição da Die Aktuelle, do dia 15 de abril, traz na capa uma foto do ex-piloto sorridente, com a manchete: “Michael Schumacher, a primeira entrevista”. Abaixo, o subtítulo: “Pareceu enganosamente real”.

A “entrevista” traz o título: “Minha vida mudou completamente” e mostra declarações fictícias atribuídas a Schumacher, discutindo sua vida familiar.

Apenas no final da falsa entrevista fica claro que o material foi produzido por IA.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Esposa falou sobre a vida da família em documentário

Em setembro de 2021, a esposa do alemão, Corinna Schumacher, falou sobre o problema em um documentário da Netflix a respeito da carreira do marido na Fórmula 1. “Ele ainda me mostra o quão forte ele é todos os dias”.

“Moramos juntos em casa. Fazemos terapia. Fazemos tudo o que podemos para melhorar Michael e garantir que ele esteja confortável e, simplesmente, fazê-lo sentir nossa família, nosso vínculo”, afirmou Corinna.

“E não importa o que aconteça, farei tudo o que puder. Todos nós iremos. Estamos tentando continuar como uma família, do jeito que Michael gostava e ainda faz. E estamos seguindo nossas vidas. ‘Privado é privado’, como ele sempre dizia. É muito importante para mim que ele continue a aproveitar sua vida privada o máximo possível. Michael sempre nos protegeu e agora estamos protegendo Michael”, acrescentou.

O filho de Schumacher, Mick, de 24 anos, também é piloto de Fórmula 1 e atualmente é reserva da Mercedes, após duas temporadas pilotando pela Haas.