PUNIÇÃO

Brasil vai perder ouro por equipes no Pan após doping de atleta, diz organização

Lutador Netinho foi pego no exame antidoping e teve sua medalha retirada; Vitória por equipes seria mantida mas houve uma reviravolta

O lutador Edival Pontes, o Netinho, em luta nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.Créditos: Wander Roberto/COB
Escrito en ESPORTE el

O Brasil deve perder sua medalha de ouro na prova masculina por equipes de taekwondo nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, ocorridos entre 20 de outubro e 5 de novembro deste ano. O caso é uma reviravolta, uma vez que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) afirmou que isso não ocorreria, mas a PanAm Sports, organizadora do Pan, o contradisse nesta quinta-feira (28).

A retirada da medalha ocorre após o lutador Edival Pontes, o Netinho, ser suspenso por doping. Ele teve sua medalha por equipes retirada, mas a expectativa do COB era de que os outros dois membros da equipe vencedora, Paulo Melo e Maicon Siqueira, pudessem manter suas honrarias, bem como o Brasil, que seguiria como campeão da prova e ostentando 66 medalhas de ouro no ranking final dos Jogos.

No entanto, ao Uol, a PanAm Sports afirmou que “ainda não foi notificada desse doping positivo”, mas que “uma vez feito oficialmente, é fato que [o Brasil] perderia a medalha. Pelas regras do Mundial de Taekwondo, uma vez notificada a PanAm Sports, o Brasil perderia a medalha por equipe”, reiterou.

Sobre a afirmação da organizadora do Pan, o COB afirmou ao Uol que "a PanAm Sports tem a prerrogativa acerca da decisão a respeito da distribuição de medalhas dos Jogos Pan-Americanos" e que "aguarda posicionamento da entidade para avaliar como irá proceder”.

Desse modo, a decisão da PanAm deve se manter e o Brasil irá de 66 para 65 medalhas de ouro no quadro geral do Pan-Americano 2023. O país continuaria com a segunda colocação do ranking, perdendo apenas para os Estados Unidos, uma vez que o terceiro colocado, México, tem apenas 52 medalhas de ouro.

Por outro lado, os outros dois atletas da equipe de taekwondo masculina do Brasil vão acabar pagando por uma infração que não cometeram. Paulo Melo, Maicon Siqueira e Netinho foram campeões em uma partida final contra a equipe da casa, o Chile, que venceram com sobra, por 48 a 16.

Lutador foi suspenso por doping

Nesta quinta-feira (27), foi revelado que o lutador de taekwondo Edival Pontes, o Netinho, de 26 anos, foi suspenso por doping. Ele é o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial de taekwondo, ocupando o oitavo lugar na categoria até 68 kg e o quarto lugar na categoria até 74 kg.

Netinho foi pego no doping por um exame realizado durante o Grand Prix de Paris, em setembro, um mês antes dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. O atleta teve anulado os resultados obtidos desde setembro, o que inclui a medalha conquistada no Pan.

Segundo o COB, o lutador está suspenso de competições até o final de fevereiro de 2024. Pelo tempo, ele ainda pode garantir vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024, se participar do Pré-Olímpico das Américas. No entanto, sua vaga ainda não está garantida, e depende da comissão técnica, que pode optar por levar outro lutador.