Com a aproximação dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o grupo de atletas que representará o Brasil está crescendo. Dos 32 esportes presentes no programa olímpico para a edição de 2024, brasileiros já garantiram vagas em oito deles.
É importante lembrar que algumas vagas são concedidas ao país, e não ao atleta individualmente. Por isso, ainda não foram definidos os nomes dos atletas que irão disputar as Olimpíadas em alguns esportes.
Te podría interesar
Até agora, os atletas nominalmente classificados são: Daniel Nascimento, maratonista; Caio Bonfim e Érica Sena, que vão competir na marcha atlética; e no surfe, Tatiana Weston-Webb.
O surfe, que estreou nos Jogos de Tóquio em 2020 (disputados em 2021 devido à pandemia), deu ao Brasil um ouro com Ítalo Ferreira, porém a categoria feminina não teve brasileiras no pódio. Inclusive, Weston-Webb chegou a disputar. Já Ingrid Oliveira e Isaac Souza conseguiram se classificar entre os oito melhores do mundial em saltos ornamentais e têm vaga garantida nas Olimpíadas.
Te podría interesar
Além das vagas conquistadas individualmente pelos atletas, há também as vagas concedidas ao país, que podem ser definidas por ranking ou por convocação. É o caso do futebol feminino e do rúgbi sevens feminino.
O ciclismo BMX feminino e o tiro esportivo (prova de pistola de ar 10m masculina) terão vagas garantidas também para o Brasil, com as confederações estabelecendo os critérios para o preenchimento destas vagas. O arremesso do peso masculino e os 400m rasos masculino, no atletismo, também estão dentro do índice de seleção olímpica e em pouco tempo devem autorizar as vagas.
*Com informações de CNN Brasil