POLÊMICA

Narrador da Globo diz que foi chamado de gay após elogiar jogadores

Durante entrevista ao podcast de Galvão Bueno, o locutor revelou o episódio que ocorreu na Copa do Mundo de 2014

Imagem Ilustrativa.Créditos: Reprodução/Internet
Escrito en ESPORTE el

Uma das vozes mais marcantes da narração esportiva brasileira fez uma revelação curiosa, durante entrevista ao podcast de Galvão Bueno. O hoje número 1 das transmissões na TV Globo, o paulistano Luís Roberto, contou que uma frase dita em uma partida da Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil, teve grande repercussão nas redes sociais.

No jogo entre as seleções de França e Suíça, ao vivo, Luis soltou a seguinte frase: “Esses negros maravilhosos”, se referindo aos jogadores franceses, e o fato viralizou.

A frase completa: “É a [seleção] campeã de 98, a vice-campeã mundial de 2006, com uma nova geração. Esses negros maravilhosos que saem tabelando, tocando. Com um jogador como Karim Benzema à frente da zaga”.

O narrador declarou que ficou surpreso com os comentários de internautas: “Hoje em dia, talvez não houvesse as reações que tivemos naquela época, porque começaram a me associar como se eu fosse [gay]. Duvidar da minha ‘opção’ sexual. E já tínhamos ali um incipiente de rede social andando mais firme. Eu me surpreendi, mas isso não mexeu comigo”, disse.

Luis Roberto - Divulgação

A inspiração

Em seguida, Luis explicou que a frase teve inspiração em seu pai, que admirava os jogadores negros do lendário time do Santos Futebol Clube, que encantou o mundo na década de 1960, como Pelé, Coutinho, Dorval, Mengálvio, entre outros.

“Foi do meu pai [a expressão] porque ele ia ao [estádio do] Pacaembu ver o Santos jogar e falava ‘esses negros maravilhosos de branco’. É lindo. E realmente é, né? Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé”, acrescentou.

Luis chegou a dizer, em outra entrevista, que sentiu receio de ser acusado de racismo, o que não aconteceu.

No episódio em questão, durante a Copa do Mundo de 2014, Luis Roberto usou a frase na goleada da França diante da Suíça por 5 a 2.