COPA DO CATAR

Croácia, estreia em Copas e origem da camisa xadrez: 5 curiosidades sobre os adversários do Brasil

País é localizado nos balcãs, uma região histórica de conflitos na Europa, mas só estreou na Copa em 1998, quando conquistou um surpreendente terceiro lugar vencendo Alemanha e Holanda.

Imagem da Fifa mostra seleções históricas da Croácia e do Brasil.Créditos: Fifa
Escrito en ESPORTE el

Atual vice-campeã do mundo, após fazer a melhor campanha de sua história e ser vencida por 4 a 2 pela França na Copa da Rússia em 2018, a Croácia entra em campo para a partida das quartas de final da Copa do Catar contra o Brasil com um time de atletas já envelhecidos e sem a atenção no mundo futebolístico de quatro anos atrás.

No entanto, a seleção, que é uma novata em Copas do Mundo, pode surpreender no Catar, da mesma forma quando estreou nos mundiais, há 24 anos.

Saiba por que a Croácia só estreou em Copas tardiamente e outras curiosidades da adversária da seleção brasileira.

Estreia em Copas: A seleção croata só estreou em Copas na França, em 1998. A estreia aconteceu sete anos depois que a Croácia anunciou a separação da Iugoslávia - país europeu na região dos balcãs que foi desintegrado em 1991 dando origém à Bósnia e Hersegovina, Eslovênia, Macedônia do Norte, Montenegro, Sérvia e Kosovo, este último ainda com reconhecimento limitado. Logo na estreia, a Croácia conquistou o terceiro lugar, após ser eliminada pela França e vencer a Holanda na última partida da Copa.

Artilheiro: Além do honroso terceiro lugar na Copa da França, com uma vitória por 3 a 0 sobre o forte time da Alemanha, a Croácia ainda teve o artilheiro do mundial de 1998: Davor Šuker com 6 gols.

Membro da Fifa: Embora a Croácia tenha se emancipado da Iugoslávia em 1991, a seleção croata só iniciou a participação em torneiros internacionais em 1996 na Eurocopa após se filiar, dois anos antes, à Fifa. Os croatas foram bem na fase de grupos, mas caíram para a Alemanha, que seria a campeã daquela edição.

Camiseta quadriculada: O uniforme com camisas quadriculadas em vermelho e branco remete a uma lenda antiga na região dos balcãs, que diz que o rei Stephen Drzislav foi capturado por venezianos e só conseguiu a liberdade, após vencer duas partidas de xadrez contra Pietro Orseolo, ex-governante de Veneza. Em croata, o xadrez se chama "sahovnica" e representa o brasão de armas do país, que está estampado na bandeira nacional da Croácia.

Origens do futebol: Localizada em uma região histórica de turbulência no mundo, a Croácia começou a ver o seu primeiro time formado por estudantes de Praga quando ainda era dominada pelo  Império Austro-Húngaro, no início do século XIX. O clássico entre Sparta e Slavia motivou a criação de um time: o Hajduk Split. ‘Hajduk’ em homenagem aos grupos que agiam fora da lei no século XVII e que lutavam contra o domínio político da região. Split, por conta da cidade de nascimento da equipe.