A saída de Luis Enrique da seleção da Espanha, eliminada pelo surpreendente Marrocos na disputa por pênaltis, nas oitavas de final, aumentou a lista de demissão de técnicos na Copa do Mundo do Catar.
Até agora, treinadores de quatro seleções ou foram deligados ou pediram para deixar suas respectivas equipes. Além do espanhol Luis Enrique, o argentino Tata Martinez foi demitido após eliminação do México ainda na fase de grupos.
Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar.
Já os técnicos das seleções da Bélgica, o espanhol Roberto Martines, e da Coreia do Sul, o português Paulo Bento, pediram demissão.
Luis Enrique foi informado de seu desligamento, nesta quinta-feira (8), pela Real Federação Espanhola e Futebol (RFEF). O ex-jogador ocupava a função desde 2018. Nesse período, levou a seleção à semifinal da Euro 2020 e ao vice-campeonato da Liga das Nações 2020/2021.
“A direção esportiva da RFEF enviou ao presidente um informe no qual se determina o início de um novo projeto para a seleção espanhola de futebol, com o objetivo de continuar o crescimento alcançado nos últimos anos graças ao trabalho realizado por Luis Enrique e seus colaboradores. Tanto o presidente, Luis Rubiales, quanto o diretor esportivo, José Francisco Molina, transmitiram ao técnico a decisão adotada”, destaca nota divulgada pela entidade.
“A RFEF deseja energicamente a melhor das sortes a Luis Enrique e sua equipe de trabalho em seus futuros projetos profissionais. O técnico leva o carinho e a admiração de seus colaboradores na seleção e de toda a Federação, que sempre será sua casa”, acrescenta o texto.
Substituto de Luis Enrique já foi anunciado
O substituto de Luis Enrique já foi escolhido. A seleção da Espanha será comandada por Luis de la Fuente, até então técnico da equipe sub-21. Sua apresentação está marcada para segunda-feira (12).