Após o anúncio do tarifaço global promovido pelo presidente dos EUA nesta quarta-feira (2), boa parte das bolsas do mundo entraram em queda e a desconfiança na economia internacional aumentou significativamente.
Uma das principais preocupações para a economia do planeta é o impacto das tarifas no mercado internacional e, por consequência, no PIB dos Estados Unidos.
Te podría interesar
Gregory Daco, o economista-chefe da Ernst & Young, uma das quatro grandes empresas de contabilidade dos EUA, afirma que os modelos econômicos da empresa indicam para uma recessão dos EUA no ano de 2025 caso as tarifas entrem em efeito com represálias dos países ao redor do mundo.
“Supondo que essas tarifas permaneçam em vigor, nossa modelagem mostra que tal cenário levaria à estagflação com um arrasto no crescimento real do PIB (produto interno bruto) no valor de 1 ppt em 2025 e uma queda de 0,4 ppt no crescimento em 2026”, escreveu Gregory Daco, citado pelo US News e pelo USA Today.
Te podría interesar
“Como tal, o PIB real seria 1,0% menor em 2025 e 1,4% menor em 2026. O aumento do custo das importações adicionaria 1,0 ppts à inflação dos preços ao consumidor até o quarto trimestre de 2025", afirma o analista.
Leia: Os cinco sinais que deixam economistas em alerta para uma recessão nos EUA