Pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo (USP), trouxe uma boa notícia. O preço dos ovos deu sinais de redução nos últimos dias.
O levantamento ocorreu em quatro polos de produção: no interior de São Paulo, na região metropolitana da capital paulista, em Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Santa Maria de Jequitibá (ES).
Te podría interesar
A porcentagem da baixa teve variações conforme cada região. A maior chegou a 0,26% no Recife. Nas demais localidades, ficou entre 0,01% e 0,07%. Portanto, são sinais ainda incipientes, mas que podem se tornar uma tendência.
Produção recorde
O Cepea concluiu, ainda, que, em relação à produção nacional de ovos para consumo, os números consolidados do Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE) indicam que, em 2024, o volume atingiu 3,83 bilhões de dúzias, avanço de 11,5% em relação ao ano anterior e um novo recorde na série histórica do Instituto, iniciada em 2012.
Na segunda quinzena de janeiro, o preço dos ovos de galinha teve alta de 40%, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Agora, dá sinais de redução.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.