A Índia está projetada para se tornar a terceira maior economia do mundo até 2030, ultrapassando potências como Alemanha e Japão, segundo análise da S&P Global Ratings.
Atualmente na quinta posição, com um PIB de US$ 3,6 trilhões, o país tem como meta alcançar US$ 30 trilhões até 2047. A agência de risco destacou que a economia indiana deve ser a de crescimento mais rápido entre as principais nos próximos três anos, impulsionada por investimentos e pelo crescimento do seu mercado interno.
Te podría interesar
O ministro do governo indiano Nayab Singh Saini afirmou que a Índia está no caminho para se tornar uma nação desenvolvida até 2047 e ocupar o terceiro lugar no ranking global de PIB até 2029.
Ele citou políticas do governo Narendra Modi, como programas de moradia — que beneficiaram 40 milhões de famílias de baixa renda na última década — e investimentos em educação, com a abertura de 79 novas instituições públicas em seu estado. Saini também prometeu gerar 200 mil empregos para jovens em cinco anos.
Te podría interesar
A Índia é atualmente a quinta maior economia do mundo, superando seus colonizadores britânicos. O país também é projeto como o que mais vai crescer entre os membros do G20 e BRICS nos próximos cinco anos.
Segundo um relatório apresentado na cúpula do G20 no Rio de Janeiro no ano passado, a Índia tem liderado o crescimento entre os países do grupo, com projeção de 7% para 2024, à frente de Indonésia (5%) e China (4,8%). Rússia (3,6%) e Brasil (3%) aparecem em seguida.