O FPSO Almirante Tamandaré, maior unidade offshore do Brasil, iniciou operações no Campo de Búzios, na Bacia de Santos, informou a Petrobras neste sábado (15).
A plataforma tem capacidade para processar 225 mil barris de petróleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, sendo uma das mais produtivas do país.
Te podría interesar
“A entrada em operação do FPSO Almirante Tamandaré é mais um passo importante para fortalecer a produção de energia no Brasil. Essa plataforma tem tecnologia de ponta para produzir mais com menos impacto ambiental, utilizando sistemas modernos para reduzir emissões e otimizar o uso de energia. Isso reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do setor de óleo e gás em bases sustentáveis”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacando a inovação e sustentabilidade da nova unidade.
Autorizado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) a operar, a plataforma fortalece a expansão da produção nacional de petróleo, que deve crescer de 3,5 milhões para 5,3 milhões de barris diários até 2030.
Te podría interesar
O setor deve gerar 900 mil empregos diretos e indiretos nos próximos anos, impulsionado por 16 novas plataformas FPSO. O termo é uma sigla em inglês para Floating Production Storage and Offloading, ou Unidade de Produção, Armazenamento e Distribuição Flutante.
As unidades FPSO são fundamentais para a exploração offshore, permitindo extração, armazenamento e escoamento eficiente de petróleo e gás.
Com informações de AgênciaGov.