Petrobras construirá sua 1ª planta-piloto de hidrogênio renovável na Usina Termelétrica do Vale do Açu, no RN. O projeto terá orçamento de R$ 90 milhões e parceria com o Senai ISI-ER.
O hidrogênio será produzido por eletrólise da água usando energia solar, separando hidrogênio e oxigênio, em um processo que reduz emissões de gases de efeito estufa.
Te podría interesar
A capacidade da Usina Fotovoltaica de Alto Rodrigues será ampliada de 1,1 MWp para 2,5 MWp para atender à unidade-piloto de eletrólise de 2 MW.
A usina testará modos de operação com a rede elétrica e sistema de armazenamento local, promovendo inovação no uso sustentável de energia no Brasil.
Te podría interesar
O hidrogênio será usado para gerar energia e em estudos de mistura com gás natural, testando microturbinas quanto ao desempenho e integridade estrutural.
Segundo Maurício Tolmasquim, diretor de transição energética da Petrobras, o projeto é essencial para a estratégia de descarbonização e aproveita os recursos naturais sustentáveis do país.
"É o primeiro passo para futuras iniciativas comerciais no segmento de hidrogênio sustentável. A produção de hidrogênio renovável a partir da eletrólise da água utilizando energia solar não apenas reduz a emissão de gases de efeito estufa, como também promove o uso de recursos naturais abundantes e sustentáveis no país”, afirma.
Com informações de Agência Petrobras de Notícias