ECONOMIA

Supersafra recorde: dados indicam 2025 excepcional na produção de grãos

Área plantada de arroz, milho e feijão crescem e Conab espera que comida fique mais barata

Safra recorde em 2025Créditos: Ricardo Stuckert/PR
Escrito en ECONOMIA el

O Brasil caminha para colher a maior safra de grãos de sua história em 2025, com previsão de 325,7 milhões de toneladas, um aumento de 9,4% em relação à temporada anterior. Os dados, divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira (13), apontam crescimento de 2,1% na área plantada (81,6 milhões de hectares) e recuperação de 7,1% na produtividade média, impulsionados por políticas públicas e condições climáticas favoráveis.

Destaques incluem a produção de arroz (11,8 milhões de toneladas, alta de 11,4%), feijão (3,3 milhões) e milho (122 milhões). Para a soja, a estimativa é de 166 milhões de toneladas (+12,4%), com colheita avançada em estados como Mato Grosso e Bahia, embora déficit hídrico no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul tenha reduzido rendimentos locais.

 “Isso leva o agricultor a ocupar mais e mais postos de trabalho para fazer essa economia girar, tanto de maneira direta como indireta em toda a cadeia produtiva, desde a chegada da semente até o transporte do produto pelo país”, afirmou Edegar Pretto, presidente da Conab. Ele ressaltou que o aumento na oferta de grãos essenciais à dieta brasileira deve refletir em preços mais acessíveis.

O governo federal projeta impacto positivo na economia. "A expectativa é extremamente positiva de uma supersafra este ano. A nossa expectativa é que na lei de mercado uma maior oferta leve a um menor preço", declarou Rui Costa, ministro da Casa Civil. Já o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou que o governo já trabalha em um novo Plano Safra.

"É importante dizer que o presidente determinou que a gente já comece a discutir medidas de estímulo, um novo Plano Safra que estimule mais, principalmente os produtos que chegam à mesa da população. E é a partir disso então que nós vamos nos debruçar", disse.

Na esteira da supersafra, as exportações de soja devem atingir 105,4 milhões de toneladas, recorde histórico. Para o arroz, além do abastecimento interno, espera-se venda externa de 2 milhões de toneladas.

Temas

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar