PODER DE COMPRA

Lula diz que Campos Neto é "desumano" por criticar aumento do salário mínimo

A crítica do presidente ocorre durante inauguração do novo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro

Lula diz que Campos Neto é "desumano" por criticar aumento do salário mínimo.Créditos: Ricardo Stuckert PR / Banco Central
Escrito en ECONOMIA el

O presidente Lula (PT) fez duras críticas ao presidente do Banco Central (BC), Campos Neto, durante a inauguração do novo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí.

Durante o evento, Campos Neto criticou o aumento do salário mínimo e o vinculou à inflação. Recentemente, o governo federal anunciou que prevê um aumento de quase 7% no salário mínimo para 2025.

Em sua fala, Lula questionou a formação daqueles que criticam o aumento do salário mínimo. "Eu fico pensando onde essas pessoas estudaram? Qual a formação delas? Em que Deus essas pessoas acreditam? O que nós queremos é apenas repartir o que produzimos. Quando alguém reclama que não pode aumentar o salário mínimo porque é inflacionário... Que desgraça de aumentar o salário mínimo é inflacionário?", disse Lula.

Ao criticar Campos Neto, Lula se referiu a ele como o "cara do Banco Central". "Agora vem o cara do Banco Central e fala que não pode aumentar o salário mínimo. Esse negócio de pleno emprego pode causar inflação... Eu fico pensando onde essas pessoas estudaram? Qual a formação? Em que Deus essas pessoas acreditam? Não é possível que alguém que seja cristão seja tão insensato, tão desumano", disparou Lula.

Lula inaugura gigantesco complexo de processamento no Rio de Janeiro


Nesta sexta-feira (13), a Petrobras inaugura o Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí, RJ, com a presença do presidente Lula e da presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

O complexo inclui a maior unidade de processamento de gás natural (UPGN) do Brasil e receberá gás do pré-sal da Bacia de Santos via o gasoduto Rota 3.

O Projeto Integrado Rota 3 permite o escoamento de até 18 milhões de m³/dia e o processamento de até 21 milhões de m³/dia de gás natural, aumentando a oferta nacional.

A construção do complexo gerou cerca de 10 mil empregos e inclui termelétricas a gás e unidades de refino para combustíveis e lubrificantes.

A Petrobras iniciou os procedimentos de operação da UPGN após aprovação da ANP em 9/9; as operações comerciais estão previstas para o início de outubro.

O Complexo, com mais de 600 profissionais, será capaz de produzir 12 mil bpd de óleos lubrificantes, 75 mil bpd de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene de aviação.

A ideia é aumentar a capacidade produjtiva da empresa, que tem sido reconstruída ao longo do governo Lula. Recentemente, as ações da PETR4 foram escolhidas como as melhores em pagamentos de dividendos de gás e petróleo no mundo. Além disso, a empresa tem investido pesado em fertilizantes e na expansão da capacidade de refinamento dos hidrocarbonetos do Pré-Sal.

Com informações de Agência Petrobras de Notícias