TRANSPETRO

Petrobras entrega a maior obra de dutos da última década: "marco na infraestrutura"

Novo oleoduto promete acelerar logística da Transpetro

Petrobras completa obras do oleoduto Paulínia-BarueriCréditos: Divulgação Transpetro
Escrito en ECONOMIA el

A Transpetro inaugurou hoje (5/7) um novo trecho do Oleoduto Paulínia-São Paulo (Opasa 16) em SP. O investimento foi de R$ 465 milhões e substituiu 68 km de tubos, aumentando a capacidade em até 60%.

O projeto é a maior obra de engenharia de dutos terrestres no Brasil na última década, concluída em 15 meses pelas equipes da Transpetro e Petrobras.

O novo duto possui tecnologias avançadas de revestimento e isolamento térmico, ampliando a capacidade de movimentação de óleo combustível para aproximadamente 200 milhões de litros por mês.

É um verdadeiro marco de investimento da Transpetro, que utilizou 25 frentes de serviço simultâneas em 9 municípios, gerando 670 empregos diretos durante a execução.

“A inauguração do novo duto Opasa representa um marco na infraestrutura de transporte de combustíveis no Brasil. Na última década, não tivemos histórico no país da construção de um duto terrestre similar, com essa extensão e tecnologia. Além de possibilitar a geração de frentes de emprego, a execução de uma obra tão complexa como essa, conduzida por trabalhadores e trabalhadoras da Transpetro, evidencia nossa capacidade técnica única e expertise tecnológica. A Transpetro está comprometida em ser uma empresa com soluções logísticas cada vez mais eficientes, gerando valor tanto para a sociedade quanto para nossos clientes”, ressaltou o presidente da companhia, Sérgio Bacci.

O Opasa 16 tem 16 polegadas de diâmetro e quase 100 km de comprimento, ligando a Refinaria de Paulínia (Replan) ao Terminal Terrestre de Barueri, percorrendo 9 municípios entre Paulínia e Barueri.

A Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras, operando 48 terminais, 8,5 mil km de dutos e 33 navios. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina.